Primeira fase do projeto vai atender estudantes de Campinas, Hortolândia e Diadema

O Secretário da Educação, Paulo Renato Souza, assinou uma parceria com a Fundação Telefônica que beneficiará cerca 5,5 mil alunos da rede estadual, nos municípios de Campinas, Hortolândia e Diadema.

Cada uma das escolas receberá um conjunto de 45 laptops para os alunos e um para o professor, um projetor multimídia, além de infraestrutura de acesso à internet sem fio e servidor gratuito.

Denominado de EducaRede, o projeto já foi implantado em outros 13 países da América Latina. O objetivo é fazer com que o aluno utilize o equipamento como meio de aprendizagem em qualquer ambiente da escola, integrado as atividades colocadas pelo professor.

Os professores envolvidos nesse trabalho participarão de um curso de capitação para sobre como utilizar o lap top e os recursos da internet e ainda receberão um ano de suporte técnico.

“Este projeto é importante para ampliar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica. Ele tem características inovadoras porque os equipamentos é que vão até as salas de aula, não são fixos. Não resta nenhuma dúvida de que a informática veio para ficar nas escolas”, afirmou o secretário Paulo Renato Souza.

Além disso, o Canal do Educador Pró-Menino, uma rede de informações, permitirá a troca de resultados conquistados nas outras 125 escolas da América Latina, vinculadas ao projeto.

Pró-menino

As escolas selecionadas pelo projeto estão vinculadas a outro programa realizado pela Secretaria em parceria com a Fundação Telefônica, o Pró-Menino. O projeto beneficia 8 mil crianças em 11 unidades de ensino e tem como foco combater o trabalho infantil por meio da educação de qualidade. Essa iniciativa também será ampliada em 2009, chegando a mais 10 escolas da rede.

A iniciativa foi implantada no ano passado, na Escola Estadual Simon Bolívar, em Diadema. A experiência permitiu que o programa fosse expandido, chegando neste ano às duas escolas em Campinas e Hortolândia. Ainda em 2009, o projeto será implantado em outras duas unidades.

Do Portal do Governo SP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *