Cursos, gratuitos, serão oferecidos à noite em salas ociosas da rede; interessados terão de fazer prova de seleção

A Secretaria de Desenvolvimento e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo firmaram um convênio para abrir cursos técnicos gratuitos em escolas estaduais. Até 2010, serão 8.665 vagas noturnas em salas ociosas de 97 escolas. Desse total, 6.520 serão abertas já no segundo semestre de 2009, em 74 unidades da rede. Os cursos serão ministrados por professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), geridas pelo Centro Paula Souza.

O projeto faz parte do plano do governo para a expansão do ensino técnico e profissionalizante, que prevê também a inauguração de Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além da criação de 600 vagas para cursos técnicos em 10 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital ainda neste ano. “O investimento total é de R$ 300 milhões em 2009″, afirma o secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin.

Cada escola estadual terá até três turmas por semestre, com até três cursos técnicos. Os candidatos, que devem estar na 2ª ou 3ª série do ensino médio ou já tê-lo concluído, participação de um processo seletivo específico no dia 12 de julho. Para as vagas já existentes nas Etecs, o “vestibulinho” será no dia 21 de junho.

As unidades com salas disponíveis foram indicadas pela Secretaria da Educação, que vistoriou os espaços para conferir as condições e avaliar adaptações necessárias. As reformas serão feitas pela Secretaria da Educação e os laboratórios de informática serão instalados pelo Centro Paula Souza.

O objetivo, segundo Alckmin, é otimizar espaços que ficaram vagos com a diminuição do número de alunos de ensino médio no período noturno. “O aproveitamento desses espaços será uma economia de recursos públicos, além de tornar mais rápida a abertura de vagas.”

A Escola Estadual Brasílio Machado, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, receberá os cursos de Contabilidade, Administração e Informática. “A medida é positiva, porque aqui na região não tem nenhuma escola técnica. E como o acesso até aqui é fácil, acredito que haverá uma grande procura”, avalia a diretora da escola, Magda Tombi. A Etec José Rocha Mendes, na Vila Prudente, zona leste da capital, será a responsável pelas aulas.

Em Araras, na região leste do Estado, a Escola Estadual Doutor Cesário Coimbra também receberá três cursos – Informática, Logística e Contabilidade – que serão ministrados pela Etec Prefeito Alberto Feres, onde atualmente todas as salas estão ocupadas no período noturno. “Não temos cursos dessas áreas. Será uma boa alternativa para a população do município”, afirma o diretor da Etec, Hélio Aparecido Zorzo.

A diretora da Escola Estadual Doutor Cesário Coimbra, Maria Estela Boldrin, considera que a iniciativa contribuirá para capacitar os jovens para o mercado de trabalho. “Nem todos terão a oportunidade de cursar uma universidade. Se o jovem puder conciliar o ensino médio com a escola técnica, terá um diferencial na hora de arrumar emprego.”

PERSPECTIVAS

Uma pesquisa realizada anualmente pelo Centro Paula Souza aponta que a empregabilidade dos egressos de cursos técnicos da instituição um ano depois de formados é de 77%.

Para a consultora pedagógica Lourdes Atiê, do Instituto Fernand Braudel, os cursos técnicos oferecidos dentro das escolas estaduais podem ser um estímulo para os jovens descobrirem algo que gostem de aprender. “Muitos alunos sofrem com a falta de perspectiva. É um desafio para os educadores mantê-los na escola, e o curso técnico pode ajudar esses estudantes a encontrar um caminho”, diz.

O município de Lorena, na região leste do Estado, será uma das 46 cidades do interior a receber os cursos técnicos no segundo semestre. A Etec de Cachoeira Paulista será a responsável pelas aulas que serão ministradas na Escola Estadual Padre Carlos Leôncio.

“Esses cursos vão favorecer a população de baixa renda, que não terá mais de se deslocar para outra cidade. Muitas vezes há empregos nas empresas da região, mas falta qualificação para preencher as vagas. A escola técnica vai preparar os jovens para o mercado de trabalho”, avalia o prefeito de Lorena, Paulo Neme.

Ao todo, serão 12 modalidades de cursos técnicos, com duração de três semestres cada: Administração, Logística, Contabilidade, Secretariado, Marketing, Comércio, Serviços Judiciários, Seguros, Serviços Imobiliários, Informática, Informática para Internet e Redes de Computadores.

Outros cursos poderão ser incluídos em 2010.

VESTIBULINHO

1ª prova (realizada para as vagas já existentes):

Inscrições: podem ser feitas até o dia 29 de maio, às 15h, no site www.vestibulinhoetec.com.br
Valor: R$ 20
Prova: 21 de junho (domingo), com início às 13h30. Ela é formada por 50 questões, cada uma com cinco alternativas de resposta. A prova abrange conhecimentos comuns do ensino fundamental, de 5.ª a 8.ª séries.
Divulgação da lista de classificação geral: 8 de julho

2ª prova (para as vagas que serão criadas):

Inscrições: podem ser feitas entre 5 e 19 de junho (até 15h) no site www.vestibulinhoetec.com.br
Valor:R$ 20
Prova: 12 de julho (domingo), às 13h30. Ela é formada por 40 questões – 20 de português e 20 de matemática – cada uma com cinco alternativas de resposta. A prova abrange conhecimentos comuns do ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries.
Divulgação da lista de classificação: 23 e 24 de julho
Início das aulas: 3 de agosto

Cotas: nos dois processos seletivos, será concedido um bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus

Pré-requisito: para inscrever-se, é preciso estar matriculado na 2.ª ou 3.ª série do ensino médio ou já tê-lo concluído