Unidade realiza cerca de 1,6 mil acessos mensalmente

O Acessa SP completa, nesta terça-feira, dia 2 de junho, três anos de atendimento à população de Guiaçara, cidade de 11 mil habitantes que fica na região administrativa de Bauru. Na unidade do programa de inclusão digital do governo paulista, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, cinco computadores com internet banda larga possibilitam em média 1,6 mil acessos por mês.

Balanço feito entre 2007 e 2008 mostra que o posto de Guaiçara realizou mais de 34,3 mil acessos. Entre janeiro e maio deste ano, a unidade ultrapassou 4,1 mil atendimentos. O posto mantém média acima da capacidade de acessos, que é justificada pelo seu funcionamento também aos sábados.

“O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Programa cobre 80% da região
O Acessa SP dispõe de 31 postos na região administrativa de Bauru, sendo duas unidades no município-sede, com 172 computadores. Deste total, nove novas unidades foram instaladas após 2007, quando foi lançado o Plano de Expansão do Acessa SP, que tem como meta atender a todos os municípios paulistas que tiverem interesse.

Atualmente, o programa cobre a 80% dos municípios e passará a cobrir a 97% da região com a instalação de outros sete postos em implantação nas cidades de Borebi, Lucianópolis, Piratininga, Reginópolis, Barra Bonita, Boracéia, e Promissão.

No Estado, o programa está presente em 436 cidades, dispõe de 498 postos, com 3.825 computadores e 935 monitores. Desde a sua fundação, há oito anos, o Acessa SP atingiu marca superior a 37,9 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,6 milhão de usuários com acesso gratuito à internet. Durante o Plano de Expansão, foram instalados em todo o Estado 151 novas unidades.

Perfil dos usuários
A efetividade do Programa Acessa São Paulo como política pública de inclusão digital é confirmada pelos resultados da Ponline, pesquisa que é realizada anualmente com os usuários do Acessa SP. Em 2007, participaram mais de sete mil pessoas em todo o Estado.

O principal público freqüentador dos postos do Acessa SP é o jovem de baixa renda. Entre os freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para as afirmações “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Acessa SP de Guaiçara
Funcionamento: desde 2 de junho de 2006
Endereço: avenida Nove de Julho, s/nº – Centro
Capacidade de acessos/mês: 1,6 mil
Computadores por usuário: 5
Horário de atendimento: segunda a Sexta, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 15h

Da Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *