Região de São José do Rio Preto tem 48 postos

Unidades do Acessa SP de Pontalinda, Riolândia e Vitória Brasil, municípios localizados na região administrativa de São José do Rio Preto, completam em junho mais um ano de atendimento às comunidades. Somados, os postos dispõem de 14 computadores para usuários e realizam mensalmente 3,4 mil atendimentos, em média.

Entre junho de 2007 e 2009, foram registrados 82,1 mil atendimentos nas três unidades do programa de inclusão do Governo SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública. Entregue no dia 1º de junho de 2007 à população de Pontalinda, com 3,9 mil habitantes, a unidade do programa oferece ao cidadão o acesso gratuito à internet banda larga em 5 computadores. A cada mês são realizados cerca de 1,3 mil acessos. Desde o início da operação foram efetuados 24,9 mil atendimentos no posto.

A população de Riolândia conta com o programa de inclusão digital do governo paulista há mais tempo. Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, a unidade completa três anos de serviços prestados no município. Cerca de 8,8 mil moradores de Riolândia tem à disposição na unidade quatro computadores, com capacidade para 1,3 mil atendimentos por mês. Nos últimos dois anos, a unidade prestou 24 mil atendimentos.

Em Vitória Brasil, cidade de 1,7 mil habitantes, o Acessa SP está em operação há dois anos e atingiu, neste período, marca superior a 33,1 mil atendimentos. Por mês, são realizados cerca de 1,3 mil acessos no posto que possui cinco computadores para usuários.

Programa atende metade da região
O Acessa SP cobre a metade da região administrativa de São José do Rio Preto. São 48 postos, dois no município-sede, com 262 computadores. Destas unidades, 21 foram instaladas a partir de 2007, quando teve início o Plano de Expansão do programa, que tem o objetivo de incluir todos os municípios paulistas que manifestarem interesse. Na região, há outras sete unidades em implantação.

A cada mês, o programa de inclusão digital do governo paulista promove em média 44,4 mil acessos gratuitos à internet banda larga na região administrativa, o equivalente a 8,5% do total de acessos realizados em período igual no Estado.

Desde a sua fundação, há oito anos, o Acessa SP ultrapassou 37,6 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,6 milhão de usuários com acesso gratuito à internet. O programa está presente em 436 cidades, dispõe de 496 postos, com 3.808 computadores e 928 monitores.

Perfil dos usuários
A efetividade do Programa Acessa São Paulo como política pública de inclusão digital é confirmada pelos resultados da Ponline, pesquisa que é realizada anualmente com os usuários do Acessa SP. Em 2007, participaram mais de sete mil pessoas em todo o Estado.

O principal público freqüentador dos postos do Acessa SP é o jovem de baixa renda. Entre os freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para as afirmações “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço:
Acessa SP de Pontalinda
Inauguração: 1 de junho de 2007
Média de acessos/mês: 1,3 mil
Endereço: Rua Manoel Neo de Carvalho, 1478 – Centro
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 5

Acessa SP de Riolândia
Inauguração: 1 de junho de 2006
Média de acessos/mês: 1,3 mil
Endereço: Avenida Nove, número 1574 – Centro
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 4

Acessa SP de Vitória Brasil
Inauguração: 1 de junho de 2007
Média de acessos/mês: 1,3 mil
Endereço: Rua Dr. Nunes, 425 – Centro
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h, sábado, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 5

Da Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *