Monitores do posto relatam as vantagens do Acessa Livre 3.0

O posto de Bariri do Programa Acessa SP, do Governo Estadual, funciona com novo sistema operacional: o Acessa Livre 3.0, que substituiu a versão 1.5 do programa. O sistema foi implantado pela equipe da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e funciona desde 15 de maio.

De acordo com os monitores Cleiton Antonio Muzardo e Alex Mauricio Mazo, as vantagens foram muitas. Entre elas, as funcionalidades são próximas às do Windows, o que torna a navegação mais fácil, já que este é o sistema operacional mais conhecido. Também é possível ter acesso a quase todos os periféricos (pen drive, MP3, MP4, celular, câmera, etc). Antes, nem todos os modelos funcionavam.

Outra mudança foi a evolução no acesso ao programa de mensagens instantâneas. O acesso era feito pelo MSN online, diretamente pela página do programa; agora, todos os computadores receberam o programa aMSN, tendo um acesso mais direto, sem a necessidade de entrar na página.

A impressão também recebeu melhorias: passou de jato de tinta para laser, e o comando pode ser dado do próprio computador, sem a necessidade de salvar os arquivos em disquetes para que os monitores imprimam, como acontecia.

Acessos
O posto do Acessa SP de Bariri realiza uma média de 800 atendimentos ao mês, entre acessos à internet e serviços do governo eletrônico (e-gov). No local, é possível, por exemplo, fazer a declaração de isento do imposto de renda, tirar a 2.ª via de contas de luz, água e telefone e se inscrever para concursos públicos e vestibulares.

Em 2008, foram realizados 17.760 atendimentos. Até maio deste ano, foram 3.708 atendimentos e 104 novos cadastros. O número é bom, mas, segundo Cleiton, sofreu queda de 30% nos últimos meses. Os motivos foram a implantação do Telecentro Comunitário, que também oferece acesso gratuito à internet e funciona no mesmo prédio, e o programa Cidade Digital, que oferece internet gratuita à população.

Existem cinco computadores com acesso à internet disponíveis e um desconectado da rede para digitação. Para utiliza-los, é necessário fazer um cadastro mediante apresentação do RG. Menores de 16 anos só podem se cadastrar na presença dos pais ou responsáveis e menores de 11 anos só podem usar os computadores acompanhados por adultos.

O usuário pode usar o computador por meia hora. Caso não haja pessoas esperando, o tempo pode se prolongar indeterminadamente. O uso é livre, desde que não acessem sites de conteúdo pornográfico, de apologia ao crime ou jogos de azar, o que está sujeito a advertência e suspensão.

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo responsável por abrir e manter postos públicos de acesso à internet. Existem hoje 496 postos espalhados por 436 municípios paulistas, com mais de 1,6 milhão de usuários cadastrados.

O infocentro do Acessa SP em Bariri existe desde junho de 2006 e funciona no prédio da Biblioteca Municipal, na rua Campos Sales, 622. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 3662-8555.

Da Prefeitura Municipal de Bariri

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *