Posto em cidade campeã do Índice Futuridade tem projeto do Acessa



Alunas de projeto voltado para a terceira idade

O município de Santo Antônio da Alegria, na região de Ribeirão Preto, a 331km da capital, é a melhor cidade para uma pessoa acima de 60 anos viver, dentre os 645 municípios do estado de São Paulo, segundo o Índice Futuridade. Entre as opções de atividades para a população idosa, está o projeto Sou uma Vovó Conectada, desenvolvido no posto do AcessaSP local.

O projeto, elaborado pela monitora Daniela Ferreira de Oliveira, teve início no começo de maio deste ano. São atendidas 15 idosas, em 3 turmas de 5 alunas, com 2 encontros semanais por turma. A previsão de duração do curso é de 4 meses.

A monitora conta que foi procurada por algumas “vovós”, como ela chama carinhosamente suas alunas, que estavam interessadas em aprender informática. Elaborou então o projeto, procurou o Centro de Convivência do Idoso (CCI) do município e propôs uma parceria para que os idosos passassem a frequentar o posto. A iniciativa foi um sucesso, após uma semana as turmas lotaram e já há espera para as próximas.

No projeto, as alunas aprendem a digitar em softwares de edição de texto. Em seguida, passam a usar ferramentas de comunicação online como MSN, Orkut e blogs. Daniela conta que algumas senhoras sentem mais dificuldade que outras, então o esforço é em fazer todas atingirem o mesmo nível.

“É muito bom realizar meu maior sonho! Com a paciência da Daniela tenho certeza sairei daqui sabendo digitar”, afirma Iracema Calixto, a “Vovó Cema”.

O Índice Futuridade, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), mede a assistência prestada aos idosos em termos de serviços, programas e iniciativas da gestão pública dos municípios paulistas. Santo Antônio da Alegria, que tem 13% de sua população acima dos 60 anos, recebeu nota 86,2, numa escala de 0 a 100, na avaliação de condição de vida do idoso. São iniciativas como o projeto Sou uma Vovó Conectada que fazem do município o melhor para se ter uma terceira idade ativa.


“Vovós” do projeto de Santo Antônio da Alegria

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *