Programa São Paulo: Um Estado de Leitores e Casa das Rosas oferecem cursos para incentivar o gosto pela leitura

Participe dos cursos na Casa das Rosas
Amplie seus conhecimentos sobre prosa, poesia e teatro

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, vinculada à Secretaria da Cultura, está com inscrições abertas para cursos práticos sobre prosa, poesia e teatro que serão realizados durante as férias de julho.

Se você estiver na capital, aproveite a chance de ampliar os seus conhecimentos. Veja a programação e escolha o que mais lhe agrada. Participe!

Criação poética
Durante as aulas serão realizados exercícios de formação de imagens e de sonoridade, na busca do estabelecimento de relações entre o som e o sentido. Será explorado também o ritmo na poesia, por intermédio dos recursos da rima e da métrica.
Período: 3 a 24 de julho, às sextas-feiras, das 19 horas às 21h30

Coloque seu poema no palco
A oficina tem o propósito de transformar as poesias dos alunos em linguagem teatral. Nos encontros, serão abordados temas como especificidade da linguagem dramatúrgica; como transformar um texto de linguagem poética em um texto teatral e o que constitui um texto teatral.
Período: 4 a 25 de julho, aos sábados, das 10h30 às 13 horas

Poesia e Flash – tudo a ver
O Flash é um software utilizado na criação de interfaces complexas e animações. O objetivo é apresentar um pouco da cultura Flash, mostrando sites que oferecem ferramentas sofisticadas (gratuitas ou de custo baixo) e que complementam e facilitam o trabalho do desenvolvedor. Também no programa, a criação de trilha sonora original para o Flash e como usar o vídeo. No final do curso, os participantes irão expor virtualmente num site os trabalhos desenvolvidos.
Período: 4 a 25 de julho, aos sábado, das 15 horas às 17h30

Oficina de prosa
Além de propor a criação de pequenos textos, o curso apresentará obras pouco conhecidas. Serão abordados também os caminhos da edição e da mídia e o meio literário em seus bastidores.
Período: 8 a 29 de julho, às quartas-feiras, das 19 horas às 21h30

Serviço
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – São Paulo
Taxa: R$ 10,00 (por curso)
Inscrições: pessoalmente, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. É preciso apresentar cópia de comprovante de residência e RG, junto com o original e foto 3×4
Informações: (11) 3285-6986 e 3288-9447 ou pelo site www.poiesis.org.br/casadasrosas

Programa São Paulo: Um Estado de Leitores promove oficinas para incentivar a leitura
Durante as férias, aprenda um pouco mais sobre a literatura

O Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria da Cultura, surgiu no ano de 2003 e, desde então, vem trabalhando para incentivar a leitura e melhorar o acesso à informação para a população paulista. Por meio de eventos literários, cursos, revitalização de bibliotecas, criação de salas de leituras e campanhas de incentivo, o programa tem obtido sucesso na batalha pela democratização e incentivo ao prazer da descoberta da palavra escrita.

Em julho, o programa promove três oficinas de férias. Veja quais são:

Como escrever e contar a literatura de cordel
dia 7 de julho, às 14 horas, com Cesar Obeid. Inscrições: R$ 15,00
O participante vai aprender por meio de histórias, improvisos e interação com o grupo como escrever e contar as divesas modalidades da literatura de cordel. Haverá também dinâmicas de teatro de cordel. O objetivo é iniciar o treino da escrita, leitura e escuta em verso, por meio da oralidade da cultura popular.

Os caminhos do desejo no texto feminino
dia 14 de julho, às 10 horas, com Angela Coelho (Casa das Rosas) e Suzana Ventura (Universidade Federal de São Paulo). Inscrição: um livro em bom estado
A partir das obras de Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado e Clarice Lispector, a concepção desta oficina se baseia na vivência literária em amplo sentido, tornando consciente a interação com as diversas linguagens artísticas a partir de textos literários.

Saramago e Mia Couto, em verso, prosa e intervenção
dias 15 e 16 de julho, às 10 horas, com Suzana Ventura (Universidade Federal de São Paulo). Inscrição: um livro em bom estado
Dois encontros que vão colocar o público em contato com as obras de dois grandes autores da língua portuguesa. Para ler, discutir e até cantar.

Serviço:
São Paulo, um Estado de Leitores
Rua do Triunfo, 301/305 – Santa Efigênia
Informações pelo telefone: 3331-5549
e-mail: contato.spel@poiesis.org.br

Do Portal do GovernoSP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *