Programação inclui palestras e oficinas práticas; inscrições são gratuitas

O Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual (Iamspe) realiza de 24 a 26 de junho uma série de atividades com foco na prevenção de quedas em pessoas com mais de 60 anos.

Os eventos fazem parte da Campanha de Prevenção de Quedas na Pessoa Idosa promovida pelo Futuridade, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Todas atividades são gratuitas e serão realizadas no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Segundo o Dr. Maurício de Miranda Ventura, diretor do Serviço de Geriatria do HSPE, aproximadamente 30% dos idosos sofrem pelo menos uma queda por ano. “O percentual sobe para 50% em pacientes acima dos 80 anos”, explica.

O especialista reforça a importância da prevenção com um número ainda mais alarmante. “Há um risco 60% maior de reincidência de quedas”. De acordo com o médico, metade dos idosos que já caíram perdem funcionalidade e deixam de realizar tarefas habituais por medo de novas quedas.

Na sexta-feira, dia 26, será lançada a Cartilha de Prevenção de Quedas do HSPE voltada para idosos. O manual foi desenvolvido pelo médico Roberto Dantas Queiroz, diretor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), pelo ortopedista Bartolomeu Ribeiro Coutinho Filho, também do HSPE, e pela fisioterapeuta Jaqueline Carneiro J.P.Coutinho. As ilustrações são de Jesse Brito Nascimento.

A cartilha traz dicas para se evitar tombos em casa como substituir o box de vidro do banheiro por cortinas e instalar barras de apoio nas paredes. Outra orientação é evitar colchões e sofás muito macios, além de poltronas sem braços que oferecem dificuldades para os idosos se levantarem.

Palestras no HSPE
Médicos dos Serviços de Geriatria, Ortopedia e Medicina Física do HSPE darão palestras sobre prevenção e conseqüências de quedas. O Corpo de Bombeiros de São Paulo também participará da programação no Iamspe e mostrará como é o atendimento após esse tipo de acidente.

Os visitantes poderão assistir e participar a oficinas, gratuitas, sobre como adaptar um ambiente para evitar acidentes e dicas de exercícios para aumentar resistência e equilíbrio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 5088 8696, 5088-8007 ou 5088-8605 das 10h às 16h. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. O endereço é rua Pedro de Toledo,
1.800 – prédio do Pronto ocorro – 2º andar, anfiteatro B.

Programação

Dia 24 de junho de 2009
9h30 às 10h30 – Prevenção de quedas na pessoa idosa: O que fazer?
Dr Mauricio de Miranda Ventura
Diretor do Serviço de Geriatria do Iamspe / HSPE

10h30 às 11h30 – Possíveis conseqüências de uma queda – Um problema de saúde pública
Dr André Tadeu Sugawara
Fisiatra do Serviço de Medicina Física do Iamspe / HSPE

14h00 às 15h00 – Atendimento ao Idoso vítima de queda
Corpo de Bombeiros do Estado de São paulo

Dia 25 de junho de 2009
Local: HSPE Programa de Atenção ao Idoso (PAI) – rua Pedro de Toledo, 1.800 – saguão principal- 1º andar

9h00 às 16h00 – Oficinas Práticas
Orientações sobre adaptação ambiental e prevenção de quedas
Exercícios para desenvolver o equilíbrio e resistência muscular
Exposição de materiais anti-quedas (sapatos, tapetes, etc) em diversos estandes

Coordenação:
Edgar Mikio Kanada
Mariana Camargo Martins
Ricardo Shindi Yamakawa
Márcia Moreira da Silva
Tatiana Reis
Terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas do Iamspe / HSPE

Local: HSPE Anfiteatro B – rua Pedro de Toledo, 1.800 – prédio do Pronto-socorro – 2º andar

14h00 às 15h00 – Atendimento ao Idoso vítima de queda
Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

Dia 26 de junho
Local: HSPE Anfiteatro B – rua Pedro de Toledo, 1.800 – prédio do Pronto-socorro – 2º andar

9h00 às 09h30 – Lançamento da Cartilha de Prevenção de Quedas
Dr Roberto Dantas Queiroz
Diretor do Serviço de Ortopedia do Iamspe / HSPE

9h30 às 10h30 – Prevenção de quedas na pessoa idosa internada / hospitalizada,
direcionada aos profissionais da saúde
Helena Kishi
Enfermeira do Iamspe / HSPE

Programa Futuridade
O Governo do Estado lançou em 2008 o Plano Estadual para Pessoa Idosa, Futuridade, cuja meta é estimular e apoiar ações em benefício de pessoas acima dos 60 anos e garantir condições de envelhecimento com dignidade.

O objetivo é promover campanhas educativas a respeito do envelhecimento; a construção e fortalecimento de uma rede de ações e serviços para atendimento de idosos; e formação permanente de profissionais que lidam com idosos no seu dia-a-dia.

Para monitorar o impacto dessas ações, o Futuridade tem um índice criado pela Fundação Seade, que mostra a qualidade de vida dos idosos em cada cidade do Estado, além de diagnosticar e acompanhar ações e serviços para o público do programa.

Confira a Cartilha de Prevenção de Queda da Pessoa Idosa, desenvolvida pelo Iamspe

http://docs.acessasp.sp.gov.br/attachments/cartilha_quedas_19_6_9.pdf

Do Iamspe

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *