Bauru-SP

A vasta região onde hoje se localiza Bauru era, antigamente, habitada por indígenas. Entre os pioneiros estiveram Pedro Nardes Ribeiro (em 1834), proprietário das matas; José Gomes Pinheiro Veloso (em 1849),posseiro e Pedro Francisco Pinto (em 1852), desbravador, morto nas margens do rio Batalha.


O atributo de fundador da cidade foi dado, no entanto, ao mineiro Azarias Ferreira Leite que ali chegou em 1889, iniciando a cultura de café em sua fazenda. Com isso, novos habitantes foram atraídos para o povoado, destacando-se João Batista de Araújo Leite, fundador da fazenda Val de Pal-mas, grande produtora de café.

Também concorreram para o desenvolvimento da região a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana em 1905, (após o início da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) e, posteriormente, em 1910, a chegada da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Seu processo político administrativo se associou a série de desmembramentos de unidades distintas que por fim se entrecruzaram na constituição do município. Assim, considera-se ponto de partida a elevação da antiga capela de Espírito Santo da Fortaleza a freguesia de Lençóis em 12 de abril de 1880. Tornou-se vila em 2 de abril de 1887, e um de seus povoados, denominado Patrimônio de Bauru, foi elevado a distrito em 30 de agosto de 1893.

Um nova lei, de 1º de agosto de 1896, determinou que a sede do município de Espírito Santo de Fortaleza fosse transferida para Bauru, assumindo a nova denominação, daí tal data ser também reputada como a de criação do município.

Contribuição enviada pela monitora Juliana Cezaretto. Foto de Marco Senche, disponibilizada no Flickr sob licença Creative Commons.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *