Arapeí significa pequeno caminho para o céu. O povoado nasceu ainda na época das Capitanias Hereditárias e teve seu apogeu durante o ciclo cafeeiro, época na qual teve participação relevante na região. Depois passou à categoria de vila e mais tarde pela Lei n° 14.334 de 30 de novembro de 1944 a distrito de Bananal, recebendo o nome de Arapeí. Tornou-se Município só em 19 de maio de 1991.

Passada a época de glórias do café, os filhos de Arapeí souberam preservar sua arquitetura e seu jeito adorável de cidade pequena. Com isto acabou ganhando a admiração de todos aqueles que passam por suas terras.

Incluída por Monteiro Lobato entre as “Cidades Mortas”, Arapeí permanece viva na sua beleza natural, no seu patrimônio cultural e, sobretudo, no calor dos corações de todos aqueles que nasceram e vivem dentro dessa maravilhosa cidade.

O texto foi enviado por Bruna Silva, monitora do AcessaSP de Arapeí, no Vale do Paraíba, que usou como fonte o site da Prefeitura Municipal de Arapeí http://www.arapei.sp.gov.br.