Unidade oferece o acesso gratuito à internet banda larga em oito computadores

Moradores de Limeira, região administrativa de Campinas, são atendidos há sete anos pelo Acessa SP. A unidade, em funcionamento desde 27 de junho de 2002, é uma das primeiras do programa de inclusão digital do governo paulista, vinculado à Secretaria de Gestão Pública instaladas na região.

No posto, o usuário tem acesso gratuito à internet banda larga em oito computadores, que podem ser utilizados, por exemplo, para fazer pesquisas escolares, ou acessar sites de relacionamentos e e-mails. A cada mês são realizados na cidade em média 1,5 mil acessos. Balanço mostra que, entre 2007 e 2009, foram prestados 38,5 mil atendimentos – foram 6,8 mil acessos entre janeiro e início de junho deste ano. Também neste intervalo, o posto cadastrou mais de 2,5 mil novos usuários.

O programa completa ainda no mês de junho o primeiro ano de atendimento em outras quatro cidades da região de Campinas. Juntas, as unidades de Divinolândida, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul oferecem 22 computadores que comportam 7,9 mil acessos por mês à comunidade da região de governo de São João da Boa Vista, que conta com mais 10 postos.

“O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Programa cobre 58% da região
O Acessa SP está presente em mais da metade dos municípios que compõem a região administrativa de Campinas. São 55 postos instalados em 52 cidades, destes, 20 instalados depois de 2007, quando teve início o Plano de Expansão do programa, que tem o objetivo de atender a todos os municípios paulistas interessados. Atualmente, há outras 17 unidades em implantação que, após instaladas, elevarão a cobertura na região para 80%.

O Acessa SP oferece à população da região de Campinas 357 computadores com acesso gratuito à internet banda larga. A cada mês, são realizados cerca de 73,9 mil acessos, o equivalente a 13,7% do total de atendimentos em todo o Estado no mesmo intervalo.

Postos aniversariantes na região de Campinas no mês de junho

Limeira
Abertura: 27 de junho de 2002
Endereço: Rua Treze de Maio, 102 – Centro
Capacidade de acessos/mês: 1,5 mil
Computadores por usuário: 8
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Divinolândia
Abertura: 27 de junho de 2008
Endereço: rua João Cabral de Medeiros, 37 – Fundo Social de Solidariedade
Capacidade de acessos/mês: 1,2 mil
Computadores por usuário: 5
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

São Sebastião da Grama
Abertura: 27 de junho de 2009
Endereço: Pólo de Atendimento “ZAS-TRÁZ” – R. Nove de Julho, 400 – Centro
Capacidade de acessos/mês: 4,5 mil
Computadores por usuário: 5
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Tapiratiba
Abertura: 27 de junho de 2006
Endereço: Centro Cultural – R. Dino Bueno, 199 – Centro
Capacidade de acessos/mês: 1,3 mil
Computadores por usuário: 5
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Vargem Grande do Sul
Abertura: 27 de junho de 2006
Endereço: Biblioteca Municipal “Vitor Lima Barreto” – Rua Batista Figueiredo, 235 – Centro
Capacidade de acessos/mês: 1,7 mil
Computadores por usuário: 7
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Da Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *