Iniciativa dissemina conceitos da disciplina a alunos do ensino fundamental, médio e superior

Um projeto de extensão universitária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está mudando a forma dos estudantes enxergarem a Física. Por meio da internet, o programa divulga materiais didáticos que sirvam de apoio pedagógico a professores de todo o País. Conhecida como “Físicanimada”, a iniciativa é desenvolvida pelo Departamento de Física do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) de São José do Rio Preto.

O projeto oferece no site do grupo (http://fisicanimada.blogspot.com/) jogos e experimentos virtuais selecionados pelos professores. A idéia é disseminar conceitos de Física e Matemática e torná-los mais claros para os estudantes. Os pesquisadores priorizam softwares livres que permitam ao aluno superar dificuldades de aprendizagem, e não apenas testar conhecimentos adquiridos.

“A internet contém animações de excelente qualidade e em grande quantidade para o ensino de diversas disciplinas. Por isso, diariamente o grupo de pesquisa interdisciplinar ‘Físicanimada’ seleciona e divulga jogos didáticos e experimentos virtuais, conhecidos como applets, na web”, afirma o professor do departamento Eloi Feitosa.

Segundo Feitosa, essas tecnologias computacionais também contribuem para minimizar a exclusão digital dos alunos das escolas públicas. O grupo de pesquisa fornece material didático, orientação e formação aos professores e acompanhamento sistemático para o desenvolvimento do projeto.

Do Portal do Governo SP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *