Iniciativa que usa tecnologia de ensino à distância será desenvolvida por voluntário, a convite da monitora do posto

Começa nessa quinta-feira (18) um novo projeto no posto do Acessa São Paulo de Ilha Solteira, na região de Araçatuba, que ensinará noções básicas sobre software livre utilizando tecnologias de ensino à distância.

O projeto Teleconferência Linux será desenvolvido pelo voluntário Valdir Barbosa, a convite da monitora Eliana Dias. A iniciativa é destinada a usuários do posto e a funcionários da Prefeitura do município, pois a administração local planeja migrar seu sistema para software livre.

Barbosa conta que estava interessado em tecnologias de teleconferência, porém as soluções proprietárias que encontrou eram muito caras. Descobriu o software livre DimDim (http://www.dimdim.com) e começou a usá-lo para oferecer cursos gratuitos sobre esse mesmo tipo de software. Agora irá oferecer as aulas como parte da Rede de Projetos do AcessaSP.

“Pretendemos realizar palestras gratuitas sobre tecnologia mostrando o uso da ferramenta ao vivo e possibilitando a interação do participante com o apresentador”, diz Barbosa.

As duas primeiras aulas serão na quinta e sexta-feira (18 e 19), às 19h, com duração de aproximadamente uma hora, com espaço para tirar dúvidas via chat. A primeira aula discutirá o conceito de software livre, licenciamento, o Linux e dará exemplos de migrações bem sucedidas nos setores público e privado. Na segunda aula, os alunos aprenderão a instalar o sistema operacional Ubuntu a partir do Windows.

O curso, com capacidade para 20 usuários à distância, é aberto a qualquer interessado, que poderá fazê-lo pela web acessando o endereço http://www.solutions-ti.com.br e se inscrevendo. Os cursos ficarão gravados e posteriormente poderão ser baixados de forma gratuita. Em Ilha Solteira, o posto estará reservado para os interessados em assistir o curso ao vivo. Caso haja grande número de interessados, há a possibilidade de projetar a apresentação em uma tela.

Posto do Acessa em Ilha Solteira