Monitores incentivam crianças a ler, escrever e trabalhar a criatividade usando blogs como ferramenta para contar histórias


Participantes do projeto Criança Conectada Inventa História, de Herculândia

Dois projetos, desenvolvidos nos postos do Acessa São Paulo de Arandu e Herculândia, incentivam crianças a ler, escrever e trabalhar a criatividade usando blogs como ferramenta para contar histórias.

Em Herculândia, na região de Marília, teve início a segunda fase do projeto Criança Conectada Inventa História, da monitora Sonia Remenegildo – em sua primeira fase, o projeto chegou a ser destaque em reportagem da TV Record. O projeto conta com a participação de 10 crianças, divididas em duas turmas de cinco alunos cada, que se reúnem às sextas-feiras pela manhã.

No projeto, cada criança aprende a criar um blog. Diferente da 1ª versão do projeto, na qual as crianças escreviam sobre temas livres, agora todos trabalharão com um tema comum: a água. “Escolhemos esse tema porque ele desperta o interesse das crianças, faz elas pensarem sobre como elas e suas famílias usam esse recurso. É uma forma de despertá-las para a questão do meio ambiente”, afirma Sonia.


Participantes do projeto Criança blogando, de Arandu

A monitora conta que decidiu criar o projeto quando percebeu a dificuldade que as crianças tinham para ler e escrever. Essa também foi a motivação de Márcia Meira da Costa, monitora de Arandu, região de Sorocaba, autora do projeto Crianças blogando. “Via as crianças usando os computadores aqui no posto e percebia a dificuldade delas com a escrita, criei o projeto para elas exercitarem essa habilidade de maneira criativa”, conta Márcia.

As crianças aprendem a criar blogs, então começam a escrever sobre suas vidas, a trazer histórias de suas famílias e a trabalhar com livros infantis e jogos educativos. O projeto atende 10 crianças, de 6 a 11 anos, em encontros às terças e quintas-feiras.

As monitoras contam porque escolheram o blog como ferramenta de trabalho. “É um recurso fácil de usar para as crianças”, diz Márcia. Já Sonia ressalta o caráter público. “O blog permite que todos possam ver e comentar as produções, o que para elas é estimulante”.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *