Paróquia São João Batista, em Populina-SP

O monitor Ricardo Ribeiro Bento enviou informações sobre a história do município de Populina. Confira!

A origem do município de Populina data de 1915, com a chegada das famílias de Antonio Alves de Oliveira e de Jonas Gonçalves de Menezes. Após 28 anos, chegaram nesta região Lesbino de Souza Alkimim seguido de Antonio Augusto Ribeiro Filho, que realizou o traçado geográfico da Vila que iria surgir.

O nome Populina foi dado por Antonio Fernandes. De origem latina, significa POPULUS = povo; LINA = pequeno, ou seja, “pequeno povo”, mas o sentido real da palavra é “reunião de povo”.

No ano de 1946, construiu-se uma capela e organizou-se a primeira festa em louvor a São João Batista, o padroeiro do lugar.

Em 1953, Populina passou a Distrito do Município de Estrela d’Oeste, pela Lei Estadual n.456, de 30 de dezembro de 1953. Foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual n.5285, de 18 de fevereiro de 1959.

GEOGRAFIA

Populina está localizada à margem esquerda do Rio Grande, com altitude de 488 metros, contando com 300 km2 de área e uma população de 4.445 habitantes. Localizada na região oeste do Estado de São Paulo, na região de São José do Rio Preto, a distância da capital do estado de São Paulo é de 620km por rodovia e 717,753km por ferrovia.

O município limita-se ao Norte pelo estado de Minas Gerais, ao sul pelo município de Turmalina, ao leste por Ouroeste e a Oeste pelos municípios de Paranapuã e Mesópolis.

Populina é constituída de terrenos muito ondulados, sendo cortado por uma série de pequenos córregos. Seu solo é recoberto de vegetação denominada cerrado e suas terras mais altas anteriormente foram recobertas de mata tropical.

ECONOMIA

A economia do município se baseia em atividades agrícolas, em especial na cultura da cana de açúcar, na atividade pecuária e no comércio.

Fonte: Biblioteca IBGE e Prefeitura Municipal de Populina

2 comentários para Conheça a história de Populina