Homenagem a Luiz Gonzaga leva artistas veteranos e novos nomes ao Vale do Anhangabau

O ritmo nordestino vai invadir a capital de sexta a domingo, 17 a 19 de julho, numa homenagem ao compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O ponto de encontro da música nordestina será o Vale do Anhangabau. O evento, realizado pela Secretaria da Cultura, começa às 18h da sexta com apresentação da cantora Elba Ramalho e termina no domingo, no mesmo horário, com Alceu Valença.

No show “Balaio de Elba”, a cantora dá início às comemorações por seus 30 anos de carreira, reunindo baiões e xotes de compositores nordestinos pós-Luiz Gonzaga. Alceu Valença apresenta um show inteiramente formado por forrós, baiões, xotes, cocos, emboladas e outros gêneros nordestinos.

Serão três dias de dança, teatro, demonstrações da cultura popular brasileira, comida típica e muita música. De veteranos, como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Antonio Nóbrega e Pífanos de Caruaru – banda prestes a completar 85 anos, a novos artistas do espaço musical nordestino, como Cordel do Fogo Encantado e Seu Chico.

O forro pé de serra é representado pelo Trio Marrom e pelo Trio Virgulino. Já o maracatu, fica por conta da Cia. Caracaxá. Até o rap e a música eletrônica aparecem misturados com o ritmo de Gongaza pelos artistas Zé Brown, DJ Bruno Pedrosa e DJ Tudo. Músicas nordestinas são interpretadas também pelos instrumentos de corda e percussão do violinista francês Nicolas Krassik e dos Cordestinos.

As bandas Mais Maria do que Zé e Ilú Oba De Min e a cantora Nega Duda ficam responsáveis por trazer para São Paulo o balanço feminino do nordeste, além da cultura africana.

Para quem quer conferir diferentes pesquisas musicais tem Orquestra Popular de Recife, Acordeônicos – Orquestra de Sanfonas, Jazz Sinfônica e Carlinhos Antunes & Quinteto Mundano, que mistura até xaxado com música indiana.

O evento ainda promove um show especial: a irmã do homenageado, Chiquinha Gonzaga, de 82 anos, e os sobrinhos, Joquinha e Sérgio Gonzaga, sobem ao palco para cantar. A família receberá ainda, em nome do compositor, a Ordem do Ipiranga, distinção estadual que premia pessoas, que se sobressaiam em seus campos de atuação.

Programação

17/07

18h – Elba Ramalho
20h – Cia. Caracaxá
21h – Jazz Sinfônica – Concerto Nordestino
23h – Mais Maria do que Zé

18/07

0h30- Cordel do Fogo Encantado
2h – Trio Marrom
12h – Nega Duda
14h – Banda Seu Chico
15h30 – Tem Gonzaga no Molho – Carlinhos Antunes & Quinteto Mundano
17h – Nicolas Krassik e Cordestinos
19h – Dominguinhos
21h – Família Gonzaga
22h – Ilú Oba De Min
23h – Oswaldinho do Acordeon

19/07

0h – Orquestra Popular do Recife
1h – DJ Bruno Pedrosa
2h30 – DJ Tudo
10h – Acordeônicos – Orquestra de Sanfonas
13h – Banda de Pífanos de Caruaru
14h – Antonio Nóbrega
15h – Zé Brown
16h – Trio Virgulino
18h – Alceu Valença

Do Portal do Governo SP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *