Confira a reportagem exibida no SPTV 1ª edição em 21 de agosto, sobre as oficinas gratuitas oferecidas no posto do Acessa São Paulo do Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo.

Um curso profissionalizante pode ser uma ótima saída para quem procura emprego. Principalmente para os jovens que sofrem muito com a falta de experiência.


Um curso profissionalizante pode ser uma ótima saída para quem procura emprego. Principalmente para os jovens que sofrem muito com a falta de experiência.

Hoje a gente vai mostrar mais dois bons exemplos. Um curso de culinária e um curso de informática. O melhor: são cursos de graça e você pode até ganhar uma bolsa de estudos em dinheiro enquanto aprende.

Hard-disc, memória ram, se ao ouvir esses nomes você faz cara de espanto ou franze a testa, calma, essa também foi a reação inicial dos estudantes, mas em poucas aulas olha tudo que a Márcia já aprendeu. “Qual a capacidade de cada peça, como se troca, se pode trocar, se pode aumentar a capacidade de um processador”, diz Márcia Rossi, aeroviária.

O curso de manutenção de computadores faz parte do programa de inclusão digital Acessa SP. São 200 vagas para 10 diferentes cursos. Tem de digitação, internet, programação. Aulas pra quem não sabe nada de computador ou pra quem quer aprender mais. “Já tinha mexido assim um pouco mas não sabia o que era cada coisa, então agora estou aprendendo”, diz Bruna Pereira, estudante.

“São serviços totalmente gratuitos e esse curso tem por objetivo ampliar e qualificar a qualidade desses usuários para que eles tenham uma facilidade maior para utilização da internet”, garante Sidney Beraldo, secretário estadual de Gestão Pública.

O Acessa SP fica no parque da juventude. Na Avenida Cruzeiro do sul, número 2.630, no primeiro andar. Ao lado da Estação Carandiru do Metrô. Para se inscrever basta ir ate lá. O atendimento é das 9 horas da manha às seis da tarde.

“Eu sempre tive curiosidade em manutenção de micro, montagem, mas não sabia se iria me identificar. Através dessa oficina estou descobrindo que existe uma identificação muito grande”, revela Eric Vieira, vendedor.

Agora se você não se identifica com essas máquinas, quem sabe então as panelas? Uma moçada aqui não sabia nada de cozinha.

É hora do trabalho duro. Descascar tomate, cebola, cortar a carne.

Vinicius prepara a carne para então fazer uma trancinha. O nome do prato é chique. Tranche de filé à pepperonccini, mas ele jura que é fácil de fazer. A dificuldade pra esse moço é outra. “Mexer o purê. Eu até me queimei já mexendo o purê”, conta Vinícius Coelho, estudante.

Na cozinha os alunos trabalham com a responsabilidade de chef, afinal ao meio dia o salão vai estar cheio de clientes.

A escola é um restaurante de verdade. Os jovens aprendem a preparar comida brasileira, italiana e francesa. Saem daqui capacitados pra trabalhar como garçom, maitre, confeiteiro e têm até noções de como administrar um restaurante.

Os cursos do restaurante escola são voltados para jovens de 17 a 20 anos. É preciso estar cursando ou ter terminado o ensino médio. Morar em São Paulo há pelo menos dois anos e ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. Além de aprender uma profissão os alunos ganham uma bolsa auxílio. “Eles recebem um auxílio mensal de 534 reais, mas precisam ter 85% de presença no curso e na escola”, explica Roberto Mazini Júnior, supervisor da Secretaria Municipal do Trabalho.

As inscrições para novas turmas abrem em setembro e devem ser feitas do dia 21 ao dia 25. São 60 vagas. O curso começa em janeiro e dura sete meses com aulas de segunda a sexta feira das 8 da manha às 4 da tarde.

Para se inscrever é preciso ir ate a Fundação Jovem Profissional na Avenida Nove de Julho, número 398, na Bela Vista. Não esqueça de levar dos documentos: RG, comprovante de residência e a declaração escolar.

Oitenta por cento dos alunos formados na última turma estão empregados, como Juliana. “Hoje eu sou instrutora deles, ensinado tudo que eu aprende e estou aprendendo cada vez mais”, afirma ela.

Do G1

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *