Programa do Governo do Estado de São Paulo possui aulas de 14 modalidades esportivas em três complexos da capital

De segunda a sexta-feira, o porteiro Januário da Silva Souza entra às 6h no trabalho e encara uma jornada de quase 12 horas. Depois do emprego, passa em casa para pegar roupas de ginástica e corre para o Complexo Desportivo Baby Barione, localizado na zona oeste de São Paulo. Lá, pratica religiosamente suas aulas de musculação. “Venho aqui a semana inteira. Quando falto, ligo e dou satisfação ao professor”, diz.

Januário faz parte de uma legião de paulistanos que aproveitam a noite para praticar esportes no Programa Noite Esportiva, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo. Gratuito, o programa atrai quem não pode ou não quer pagar para praticar esportes. “Soube do projeto por uma amiga. Vim até o Ginásio Baby Barione, fiz uma carteirinha e comecei a treinar sem pagar nada”, afirma o porteiro.

O Parque da Juventude e o Parque do Ibirapuera também abrigam atividades do Noite Esportiva. Ao todo, são 14 modalidades: basquete, vôlei, hidroginástica, ginástica, alongamento, condicionamento físico, fitness, futsal, handebol, musculação, skate, natação, atletismo e artes marciais.

“Oferecemos aulas de natação, hidroginástica, ginástica, alongamento, musculação, basquete, futebol de salão e vôlei”, explica o professor de educação física Wilson Lopes Junior, coordenador do Noite Esportiva no Baby Barione. Segundo Lopes, os outros dois complexos desportivos que realizam o programa possuem autonomia para oferecer esportes e horários diferentes. “Aqui as atividades esportivas começam às 19h e terminam às 0h”, diz.

A supervisora de eventos Rebeca Bellaver Russo faz aulas há dois anos. “Isso aqui é minha terapia. Ajuda a tirar o estresse e ainda consigo manter a forma física”, afirma. Para Rebeca, falta de tempo não é desculpa para não praticar esportes. “Moro e trabalho perto daqui, então sempre dá tempo de chegar para a aula”, diz a supervisora que freqüenta o programa três vezes por semana. “Eu já sabia nadar, mas melhorei muito em alguns estilos. A natação me deixa calminha e ainda melhora minha respiração”, completa.

A qualidade do serviço oferecido pelo programa também atraiu o jovem Cléber Ferrara. Ele freqüentava uma academia paga próxima à sua casa quando foi selecionado para o Noite Esportiva. “Aqui [no Baby Barione” >, tenho tudo o que a academia particular tem, só que não pago nada para fazer musculação”, conta.

Para se inscrever no Projeto Noite Esportiva, o candidato precisa comparecer ao local onde pretende praticar as atividades esportivas. Para fazer o cadastro, deve entregar uma foto 3×4, uma cópia do RG e do CPF, um xerox de um comprovante de residência e um atestado médico – que pode ser feito por um médico particular ou em um posto de saúde.

Geralmente, as inscrições são realizadas em fevereiro porque as aulas começam em março. Entretanto, os interessados podem se cadastrar em qualquer época do ano. Se o número de inscritos superar a quantidade de vagas, há um sorteio e é criada uma lista de espera com os nomes que sobraram. De acordo com os organizadores do projeto, os interessados devem ficar atentos porque sempre surgem vagas. O contato é feito por e-mail ou telefone.

O Programa Noite Esportiva decidiu acatar uma recomendação sobre a gripe A H1N1 da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e suspendeu as atividades. As aulas voltam a ocorrer normalmente a partir do dia 17 de agosto.

Confira os endereços dos locais onde o Noite Esportiva funciona:

Conjunto Desportivo Baby Barione
Endereço: Rua Germaine Burchard, 451 – Água Branca – São Paulo – SP
Telefone: 3673-5133
Estacionamento: R$ 5

Parque da Juventude
Endereço: Avenida Zachi Narchi, 1309 – próximo à Estação Carandiru do Metrô
Telefone: 2251-2706
Estacionamento grátis

Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Parque do Ibirapuera)
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera – São Paulo – SP
Telefone: 3887-3500
Estacionamento grátis

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *