Salário inicial é de R$ 2.387; inscrições devem ser feitas pela internet a partir de 1º de setembro

A PM (Polícia Militar) de São Paulo publicou edital de concurso público com 2.000 vagas de soldado de 2ª classe, somente para homens. O edital com outros 250 postos, para mulheres, deve ser lançado ainda neste ano, segundo a PM. O salário inicial é de R$ 2.387.

Para concorrer é preciso, entre outros requisitos, ter entre 18 e 30 anos, na data da inscrição; ter concluído o ensino médio ou equivalente; ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 1m65; e não registrar antecedentes criminais.

As inscrições deverão ser realizadas no site da Fundação Vunesp, organizadora do concurso, entre as 10h de 1º de setembro e as 16h de 25 de setembro. A taxa é de R$ 39.

O concurso tem prova de escolaridade, prova de condicionamento físico, exames médicos, psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos. Todas são etapas eliminatórias.

A avaliação de escolaridade terá 50 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sobre as seguintes disciplinas: língua portuguesa (20 questões); matemática (15); e conhecimentos gerais (15), além de uma redação. O teste está previsto para o dia 15 de novembro, às 14h, e será realizado nas cidades paulistas de Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São josé dos Campos, São Paulo, Santos e Sorocaba.

Segundo o edital, “após a definição do número de cargos que serão disponibilizados pela Corporação para cada uma das unidades”, o aprovado vai optar por um desses locais, de acordo com sua classificação.

Isenção

Pode pedir redução de 50% do valor da taxa de inscrição quem for estudante regularmente matriculado em curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e receba remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos (R$ 930) ou esteja desempregado. Os pedidos podem ser feitos das 10h de 17 de agosto às 23h59 de 18 de agosto, no site da Fundação Vunesp. O requerimento e os documentos pedidos deverão ser enviados depois à PM, pessoalmente ou por procurador.

É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto. Outros dados podem ser obtidos no site da Fundação Vunesp.

Do UOL Empregos