Série de matérias vai mostrar alguns serviços oferecidos aos deficientes visuais no Estado

Em comemoração aos 200 anos do nascimento de Louis Braille, o Portal do Governo do Estado de São Paulo vai apresentar um pacote de matérias sobre algumas ações e serviços prestados aos deficientes visuais pelo governo paulista. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por exemplo, vai organizar um ciclo de palestras para festejar a data ao lado de outras 11 instituições. O evento vai durar até dezembro.

Outros órgãos como a CPMT (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô possuem políticas públicas direcionadas aos usuários que possuem algum grau de deficiência visual. O transporte metroviário e ferroviário paulista conta com recursos de acessibilidade como pisos e mesas táteis e avisos sonoros na entrada dos vagões. Também há profissionais treinados para lidar com todos os passageiros.

Na sala de aula, o deficiente visual – parcial ou total – recebe um kit de materiais específicos do Governo do Estado, como mesas adaptadas e o soroban (instrumento utilizado para fazer contas), que facilita o aprendizado. Os professores da rede pública também estão engajados na inclusão desse público. Só em 2009, 70 mil educadores foram treinados para identificar problemas de visão e saber ensinar esses alunos.

As matérias sobre as políticas públicas do Governo de São Paulo para deficientes visuais serão publicadas ao longo desta semana, período em que é comemorado o bicentenário de Braille. Acompanhe!

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *