Prêmio internacional reconhece o site da Secretaria como exemplo mundial de conteúdo eletrônico de saúde e meio ambiente na América Latina

O site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br) recebeu a menção latino-americana na categoria e-Health & Environment (saúde e meio-ambiente) do Prêmio World Summit Award (WSA), voltado a escolher e promover os melhores e mais inovadores aplicativos em conteúdo eletrônico e de tecnologia de informação e comunicação no mundo. A competição WSA busca, entre as novas mídias, soluções que possam contribuir para um mundo melhor.

O site da Secretaria é fonte de informações sobre as iniciativas do Governo de São Paulo em prol das pessoas com deficiência no Estado, além de oferecer informações gerais sobre direitos e cidadania de pessoas com deficiência. O portal pode ser acessado por pessoas com deficiência de todo o país, que contabilizam cerca de 25 milhões de brasileiros (desses, aproximadamente 4,2 milhões são paulistas). O site foi escolhido por sua característica de acessibilidade e prestação de serviços esclarecedores a esse público, de modo a facilitar efetivamente sua inclusão.

Sobre o WSA

WSA é uma iniciativa global que trabalha para encorajar o empreendedorismo dentro da indústria de conteúdo e estimular o desenvolvimento econômico e cultural pelo uso de tecnologias de informação e comunicação criativas. O órgão apoia as Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU de erradicar a pobreza, a fome e doenças, conservar o ambiente e prover direitos iguais às mulheres.

A premiação começou a ser promovida em 2003, durante o encontro global das Nações Unidas sobre a sociedade da informação, e serviu como uma contribuição do governo austríaco ao esforço global no sentido de atenuar a exclusão digital e acabar com as diferenças de conteúdo. As atividades do WSA incluem concursos e seleções nacionais das melhores práticas, um concurso mundial realizado a cada dois anos e conferências com exibições nacionais e internacionais com foco no conteúdo – o chamado WSA Road Show. A premiação trabalha para fortalecer o empreendedorismo com o conteúdo das indústrias e para trazer desenvolvimento econômico e cultural por meio do uso criativo das tecnologias de informação e comunicação.

O WSA é uma proposta de convite e de atividade global para todos os que compartilham do entendimento da importância crucial da excelência da criação de conteúdo eletrônico com a sociedade da informação. Parceiros em mais de 160 países membros das Nações Unidades estão ativamente envolvidos no prêmio. Novos parceiros de todo o mundo estão convidados a participar.

Para conferir a notícia sobre os premiados pelo WSA, acesse http://www.wsis-award.org/news/article.wbp?article_id=fb796c8b-52e5-4b93-95a6-f7ba7322ca34. Informações adicionais sobre o prêmio estão em http://www.wsis-award.org/. O conteúdo é exclusivamente em inglês.

Sobre a Secretaria

Criada em 6 de março de 2008 pelo governador José Serra, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é o primeiro órgão estadual com esse perfil no país. Sob coordenação de sua titular, a secretária Linamara Rizzo Battistella, e apoio do secretário- adjunto Luiz Baggio e de uma equipe técnica escolhida por sua experiência na atuação em prol das pessoas com deficiência, a Pasta vem trabalhando para garantir que esse público tenha seus direitos assegurados.

A filosofia de trabalho da Secretaria está baseada no “empoderamento”, ou seja, protagonismo e cidadania da pessoa com deficiência em relação à exigência de seus direitos de acesso igualitário a bens, produtos e serviços disponíveis. O objetivo é a inclusão efetiva desse público na sociedade, sempre considerando a realidade do entorno. Para isso, três eixos condutores orientam as propostas e ações implantadas pela Pasta recém-criada: o acesso das pessoas com deficiência à Saúde e à Educação de qualidade, a preocupação com a Empregabilidade deste público e a difusão de ajudas técnicas (órteses, próteses e outros meios de locomoção) que incrementem sua qualidade de vida.

Da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *