Canhoeira de Emas

Os moradores de Pirassununga comemoraram o aniversário da cidade, em 6 de agosto, com um desfile. Monitores e usuários do Acessa SP participaram das festividades e, para completar, a coordenadora do posto, Alessandra Machado, enviou para o Portal do Acessa a história de seu município. Confira a contribuição e veja também fotos do desfile.

As terras onde situa-se o município de Pirassununga eram habitadas pelos índios tupi-guarani, que denominavam a atual Cachoeira das Emas de Pirassununga, “lugar onde o peixe faz barulho”.

Os primeiros povoadores brancos chegaram por volta de 1809, entre eles, a família do Sr. Christóvam Pereira de Godoy, que fundou a Fazenda Santa Cruz.

Em 1823, o Sr. Ignácio Pereira Bueno e sua esposa instalaram-se na área central da cidade. Quando o então Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi oficialmente fundado, em 6 de agosto de 1823, com a celebração da primeira missa pelo padre Felippe Antonio Barreto, o nome de Pirassununga, que era designação atual de Cachoeira de Emas, foi aposto ao nome do novo local, que passou a se chamar Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga. O local da primeira missa forma o largo onde hoje estão a Igreja da Assunção e a estação rodoviária.

Em 21 de novembro de 1828, a capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga foi elevada a capela curada.

Tornou-se freguesia em 4 de março de 1842, com a mesma denominação da capela, em terras do município de Mogi Mirim, sendo transferida para o município de Limeira no dia 8 de março daquele mesmo ano. A vila de Pirassununga foi criada em 22 de abril de 1865, e recebeu foros de cidade em 31 de março de 1879.

Pirassununga é uma expressão tupi que significa peixe roncador. Este nome foi dado por causa do fenômeno da piracema: todos os anos, em dezembro, os peixes sobem o rio Moji-Guaçu para a desova e, no esforço para nadar contra a correnteza, emitem sons semelhantes ao de um ronco.

Desfile

O desfile em comemoração ao aniversário de Pirassununga, também chamada cidade simpatia, aconteceu na rua Duque de Caxias no centro da cidade. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de várias unidades escolares, representantes das forças armadas (Exércíto e Aeronáutica) e outros representantes da sociedade pirassununguense. Monitores e usuários do Acessa SP participaram da comemoração como forma de divulgar o serviço.

Participaram a responsável institucional e monitora Alessandra Machado, a funcionária Zilba e os usuários Kemuel, Beatriz, Ivan, Lucas, Bruno, Andreia, Pedro, Marcelo, Jean e Gledson.

[Com informações do site da Prefeitura de Pirassununga. Foto da Cachoeira das Emas copiada do blog Pirassununga – Cidade Simpatia” >