Remuneração varia de R$ 760,00 a R$ 1.600,00, mais vales transporte e alimentação. Inscrição é realizada via internet

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta segunda, 31/08, no Diário Oficial da União, o edital do processo seletivo simplificado com 33.012 vagas para Agentes Censitários, divididas em: 400 vagas de Agente Censitário Regional (ACR), 558 de Agente Censitário Administrativo (ACA), 6.722 Agentes Censitários Municipais (ACM), 23.900 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 1.432 de Agentes Censitários de Informática (ACI), distribuídas por todos os 5.565 municípios do Brasil.

O quadro de vagas por municípios e áreas de trabalho será disponibilizado no site da Fundação Cesgranrio. Estão reservados 5% do total de vagas para os portadores de necessidades especiais.

As inscrições estarão abertas de 21 de setembro a 06 de outubro de 2009, e poderão ser feitas pela Internet ou em Postos de Inscrição nos Municípios / Área de Trabalho onde o candidato desejar trabalhar. A taxa de inscrição é de R$ 22,00 para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário de Informática (ACI); de R$ 18,00 para a função de Agente Censitário Administrativo (ACA) e de R$ 30,00 para a função de Agente Censitário Regional (ACR).

A previsão de execução dos trabalhos é de até: 12 meses para o ACR, 10 meses para o ACM, 10 meses para o ACI, nove meses para o ACS, e 12 meses para o ACA. Para todas as funções a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. As vagas para as funções de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor terão uma única inscrição e uma mesma prova.

Para concorrer é necessário ter, pelo menos, 18 anos de idade, ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado, ter concluído o ensino médio (antigo 2º Grau), estar em pleno gozo dos direitos políticos e, no caso dos candidatos do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar. É vedada a participação de servidores da Administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas e, ainda, de contratados temporariamente nos últimos 24 meses.
A prova será aplicada das 13h às 17h de 06 de dezembro de 2009. Abaixo, as disciplinas e números de questões por cada função:

Informações completas e inscrição no site do IBGE

Do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística