Inauguração da estação ferroviária de Ipaussu, 1908.
Foto: Divulgação

Localizada na região de Bauru, do ladinho do estado do Paraná, Ipaussu nasceu das viagens de dois desbravadores, João Justino e João de Miranda, que partiram de Avaré em busca de novas terras no final do século 19.

Lago Municipal de Ipaussu.
Foto: Alexandre Valente

Após atravessarem o rio Paranapanema, tendo como pontos de referência duas cidades próximas, Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo, eles deram início à vila de Ilha Grande (do tupi Ipaguaçu), núcleo do que anos depois se tornaria o município de Ipaussu.

O marco zero da cidade é uma zona de coqueirais. Foi ali que chegaram os viajantes e foi a partir dali que se desenvolveu a vila e depois distrito de paz e município. Ilha Grande, Ipauçu, Ipaussu…

O nome dado à cidade em 1915 é uma simplificação de Ipaguaçu, que em tupi nomeava o território onde viviam os índios coroados, habitantes originais da área. Elevada a distrito de paz em 1893, Ipaussu tem seu passado ligado ao ciclo do café e à vinda, em 1908, da Estrada de Ferro Sorocabana, que melhorou o escoamento da produção agrícola das quatro fazendas que compunham seu território: Santa Augusta, Santa Hermínia, São Luiz e Bela Vista. Em 20 de setembro de 1915, a vila é elevada a município pela Lei Estadual Nº 1465 com o nome de Ipauçu.

O primeiro censo realizado na cidade em 1940 indicava uma população ligeiramente menor que a atual: eram 9.707 e hoje são 13.608 habitantes. A Rodovia Raposo Tavares, inaugurada em 1937, passa pela cidade no km 348.

A beleza natural da região é reconhecida hoje por viajantes à procura de paz e conforto em meio aos morros que caracterizam a região. O camping municipal se encontra isolado e se chega a ele por uma estradinha de terra batida que parte da Raposo e se estende por 8 km.

Com informações da Prefeitura de Ipaussu, do Estações Ferroviárias do Brasil e O Cometa.