Seu MP3 pode estar bichado...

Seu aparelho de MP3 ou pendrive pode carregar vírus sem que você saiba. Quando você pluga o aparelho na porta USB do computador, o vírus tem o caminho livre para entrar e sair, geralmente na forma de um arquivo .dat ou .exe invisível.

Esses vírus afetam não apenas os arquivos armazenados, mas também outros computadores em que você liga o aparelho. A melhor estratégia é ter um antivírus que detecte e delete os arquivos corrompidos no dispositivo, no computador ou nos dois.


Abaixo, as dicas pra você se livrar de vez dos vírus e evitar a sua proliferação:

1. Instale um bom antivírus no seu pendrive/MP3
Há pelo menos cinco bons antivírus gratuitos e leves que você pode instalar e usar direto do pendrive. O mais conhecido é o ClamWin. Ele não faz defesa automática dispositivo. Você precisa iniciar o aplicativo pra fazer o rastreamento de arquivos. A alternativa é o Portable Antivirus, que promove defesa constante, mas reconhece menos vírus.

Veja qual o melhor para você, levando em consideração o espaço disponível (512 mb, 1 gb, 2 gb). Os antivírus ocupam no máximo 50 Mb. Baixe os arquivos de instalação e instale tudo no próprio dispositivo.

2. Mantenha o antivírus sempre atualizado.
Os vírus estão em constante aperfeiçoamento e se proliferam rapidamente. As atualizações que o antivírus faz aumentam sua eficácia e costumam ser automáticas. A dica é não cancelá-las quando elas começam.

3. Instale um bom antivírus no seu computador em casa e escaneie o equipamento ou use o próprio antivírus do computador do trabalho para escanear seu pendrive/MP3.

AVG, Avast, etc, são todos antivírus gratuitos e muito bons.

4. Não baixe arquivos de desconhecidos por e-mail.
A maioria dos e-mails gratuitos, como Hotmail e Gmail, analisam automaticamente os arquivos anexados, mas isso não é garantia de que eles sejam totalmente limpos.

5. Formate seu MP3/pendrive com freqüência
Formatar (limpar todo o pendrive/MP3) é uma boa também quando você acumula um monte de arquivos inúteis e tem preguiça de deletar um por um. Mas cuidado: faça uma cópia do que há de importante no pendrive, não há como restaurar o que a formatação exclui.

É aconselhável usar o programa formatador fornecido pelo fabricante, principalmente se for um aparelho de MP3; caso não tenha, você pode usar ferramentas do Linux para fazer isso.

Com informações do Mercado Livre, Clube do Hardware, Veja Isso e Top Programas.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *