Crianças que completem 6 anos em 2010 podem ser cadastradas em qualquer escola pública. É recomendada a apresentação de certidão de nascimento ou RG.

Em apenas 15 dias de matrícula antecipada, a Secretaria da Educação já recebeu 85 mil inscrições de alunos interessados em ingressar na rede pública de ensino. O prazo para estudantes do Ensino Fundamental efetuar as matrículas com antecedência começou no último dia 1º e vai até 30 de setembro. Durante esse período, todas as escolas públicas do Estado são postos de cadastramento.

A matrícula antecipada é destinada a crianças a partir de 6 anos completos ou a completar durante o ano letivo de 2010, de acordo com a definição de cada local. O período também é válido para adolescentes a partir dos 16 anos que desejam iniciar o Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aqueles que já estudam em escolas estaduais ou municipais serão re-matriculados automaticamente.

Para efetuar a inscrição, pais ou responsáveis deverão procurar qualquer unidade estadual ou municipal, levando um comprovante de residência. É recomendada a apresentação de certidão de nascimento ou RG da criança.

Entre outubro e novembro, os dados colhidos durante o período de cadastramento serão organizados e as matrículas efetivadas. Os alunos que já estudam na rede pública receberão a informação sobre a escola de destino na própria unidade que frequentam. Para os demais estudantes, a Secretaria de Estado da Educação vai enviar correspondência informando a escola em que foi matriculado.

Planejamento
Realizada em parceria com os 645 municípios do Estado, a matrícula antecipada é uma importante ferramenta de planejamento da Secretaria da Educação. Por meio do sistema, a pasta e os municípios podem organizar o atendimento dos alunos ingressantes, garantindo que o estudante seja encaminhado à escola mais próxima de sua casa, além de evitar filas nas portas das escolas no início do ano letivo.

Da Secretaria de Gestão Pública