Com quase mil usuários cadastrados, o posto também marca presença na rede de projetos e insere a comunidade na era digital

Essa foi uma semana de festa para o pessoal do Acessa SP de Espírito Santo do Pinhal. No último dia 31, o posto comemorou um ano de funcionamento com usuários, monitores e visitantes ilustres, como a imprensa local e a vice-prefeita da cidade, Marilza Roberto, que elogiou o trabalho realizado por lá: “O posto está sendo muito bem aproveitado. Os funcionários se dedicam com amor, são profissionais com muita capacidade e conhecimento técnico em informática.”

Fernando Riceto Rocha Junior, monitor desde a abertura do posto, consegue se lembrar sem nenhuma dificuldade do primeiro atendimento realizado – um senhor com mais de 60 anos que precisava tirar a 2a. via da conta de água: “Achei interessante perceber que o primeiro atendimento que fiz já foi um serviço social”, observa. Luis Alberto Galiano, também monitor, acredita que a atenção ao usuário é primordial: “Quero que o usuário chegue aqui e sinta como se estivesse na própria casa.”

O posto é frequentado por pessoas de todas as idades. A usuária Thalita de Jesus Vicente tem 17 anos e visita o Acessa SP todos os dias após a escola. Ela acredita que o acesso à Internet representa a conexão com o mundo: “Eu uso o computador para procurar emprego e fazer trabalhos escolares. Hoje, a Internet não é mais um luxo e sim uma necessidade.”

Para Maisa Brito Medeiros, que foi aluna do projeto “Feliz idade na Era Digital”, a novidade representou uma mudança na forma de pensar. Ela explica os principais tabus que os idosos enfrentam quando o assunto é Internet: “O receio das pessoas mais velhas é colocar um vírus no computador, ou acabar entrando sem querer em sites indevidos. Para mim, o curso clareou muita coisa.”

Neste primeiro ano de existência, o posto já registra 950 cadastros e mais de 23 mil atendimentos. Na rede de projetos do Acessa SP, Espírito Santo do Pinhal também marca presença, com quatro projetos inscritos, sendo que dois deles concorrem ao prêmio.

Saiba mais sobre os projetos deste posto na nossa Rede:

- Internet ao alcance de todos

- Treinamento em Acessa livre 3.0

- Infância na Era Digital