Primavera acontece de 10 a 13 deste mês, das 10h às 22h. Entrada é gratuita

A 14ª edição da Primavera dos Livros, uma realização da Libre-Liga Brasileira de Editoras, apresenta ao público, de 10 a 13 de setembro, cerca de 7 mil títulos a preços acessíveis, com descontos de 10% a 40%. A entrada é gratuita. E o tema do evento em São Paulo, em 2009, são as diferentes formas de ler o mundo — a literatura em todos os seus gêneros.

Em um espaço de 700 m², no Centro Cultural São Paulo, estarão presentes editores e autores, intelectuais e outros atores da cadeia produtiva do livro, numa intensa programação cultural para adultos e crianças, que inclui mesas-redondas, oficinas e lançamentos.

Para promover a troca de experiências entre editoras independentes de diferentes cenários internacionais, a Libre firmou uma parceria com a AECID – Embaixada da Espanha – Centro Cultural da Espanha, que traz ao evento os espanhóis Pep Duran e Marcos López, da editora independente OQO Editora, especialistas em estratégias de promoção da leitura, contação de histórias e formação de leitores.

Diversidade cultural
É crescente em todo o mundo a valorização do trabalho de editoras independentes, responsáveis por catálogos diferenciados, pela revelação de autores e ilustradores inéditos e pelo compromisso permanente com a qualidade.

A grande ameaça que a globalização mercadológica impõe ao universo do livro é a pasteurização, a uniformização da oferta, a morte da pluralidade, o fim da bibliodiversidade. E é nesse ponto que a edição independente faz a diferença, com seus acervos originais, únicos. Desafiando com coragem e lucidez algumas lógicas míopes de mercado.

A Primavera, como é chamada no meio literário, já conquistou um público fiel, ávido por livros nem sempre disponíveis nas livrarias, e tem atraído cada vez mais pessoas exigentes e informadas, inclusive crianças, que movimentam de forma expressiva o mercado editorial.

Segundo Renata Farhat Borges, presidente da entidade, o mercado editorial brasileiro, na mesma medida de outros segmentos da economia, demonstra a tendência crescente da concentração e internacionalização do capital, prejudicial à manifestação livre e democrática da diversidade cultural dos povos. Por isso, diz ela, a bandeira da Primavera e da Libre é a “liberdade de ler o mundo”.

EDITORAS PRESENTES NA PRIMAVERA DOS LIVROS 2009

ALAMEDA
CLARIDADE
ILUMINURAS
PALLAS
ALTANA
CONTRA CAPA
LAZULI
PANDA BOOKS – ORIGINAL
ANITA GARIBALDI
COSAC NAIFY
MACO
PAPAGAIO
AUTÊNTICA
CRISÁLIDA
MANATI
PEIRÓPOLIS
BARRACUDA
CUCA FRESCA
MATRIX
PERSEU ABRAMO
BEM-TE-VI
DE CULTURA
MAUAD
PINAKOTHEKE
BIRUTA
DUNA DUETO + ALIS
MEMÓRIA VISUAL
PUBLISHER BRASIL
BRINQUE-BOOK
EDITORA 34
MERCURYO JOVEM
QUARTET
C/ARTE
ESTAÇÃO DAS LETRAS E CORES
NANKIN
ROSARI
CALLIS
ESTAÇÃO LIBERDADE
NITPRESS
TERCEIRO NOME
CÂNONE
EVOLUIR
NOVA ALEXANDRIA
TERRA VIRGEM
CAPIVARA
FICÇÕES
ODYSSEUS
VEREDAS
CASA DE RUI BARBOSA
GARAMOND
OFICINA DE TEXTOS
VERSAL
CIA DE FREUD
IBIS LIBRIS
PALAS ATHENA
VIEIRA & LENT

Confira a programação completa no site da entidade: www.libre.org.br

CCSP – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo/SP
Central de informações: (11) 3397-4002/3397-4001

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *