Usuário do Poupatempo recebe lembrete de atendimento com 24 horas de antecedência. Emprega São Paulo convoca candidatos também por mensagem

Atualmente, já é possível ao cidadão agendar o atendimento, em qualquer uma das 14 unidades do Poupatempo no Estado ou pelo Disque Poupatempo [0800-772-3633″ >, para os serviços de emissão de 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e do atestado de antecedentes criminais. E agora, com esta nova tecnologia, o usuário não correrá o risco de esquecer do compromisso agendado, já que receberá em seu celular um lembrete, com 24 horas de antecedência, informando a data, local e horário marcados para o seu atendimento no posto.

Os torpedos terão até 140 caracteres e serão enviados pelo Governo de São Paulo aos cidadãos que optarem pelo seu recebimento no ato do agendamento. Além de ampliar e modernizar a comunicação entre o Governo e os usuários do Poupatempo, o envio dos torpedos vai otimizar a gestão do atendimento nos postos, diminuindo o percentual de não-comparecimento no dia e hora marcados. Hoje, aproximadamente 35% dos cidadãos agendam o atendimento e não comparecem para a realização do serviço.

O Poupatempo estima que serão disparadas mais de 18 mil mensagens de texto por mês, ultrapassando 70 mil torpedos até o final deste ano. Cada mensagem custará R$ 0,08 ao Governo.

Resultados do programa piloto

No programa piloto realizado pelo Poupatempo no final de 2007 para a utilização do SMS, foi registrada uma queda de aproximadamente 19% no índice de não-comparecimento. Uma pesquisa de satisfação realizada durante a fase de testes mostrou que 95% dos entrevistados consideraram a mensagem útil para ajudá-los a lembrar do agendamento. Para 98% dos usuários, o serviço de envio de mensagem foi avaliado como bom ou ótimo.

“O Programa Poupatempo, ao utilizar a mensagem de texto pelo celular, incorpora uma moderna ferramenta tecnológica para ampliar e inovar a sua comunicação com o usuários e assim melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos paulistas”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Além do SMS, o Poupatempo também utiliza as redes sociais da internet para se comunicar com o cidadão: Twitter, Blog, YouTube e Flickr.

Celular
Outros órgãos do Governo paulista já usam o torpedo como forma de relacionamento com o cidadão. O Programa Emprega São Paulo, vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), convoca candidatos a vagas de emprego também pelo SMS. O serviço de mensagem de texto por celular também é um aliado contra irregularidades dentro de trens ou estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O usuário que quiser fazer uma denúncia pode enviar um SMS para o Serviço de Atendimento ao Usuário (pelo 7150-4949). De posse da informação, um agente de segurança mais próximo do local do fato é acionado para atuar imediatamente.

Serviços
Lembrete de agendamento no Poupatempo via SMS
Data: a partir desta quarta-feira, 2
Como: O cidadão que agendar atendimento para emissão de 1ª e 2ª via do RG e do atestado de antecedentes criminais poderá optar por receber um lembrete, via mensagem de texto no celular, no dia anterior ao marcado.

Da Secretaria de Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *