Será possível realizar videoconferências, gravar aulas para cursos de ensino a distância e transmitir eventos em tempo real

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou na quinta-feira, 17, o Centro de Produção Digital (CPD). O local reunirá equipamentos de ponta para produção, edição e veiculação de material audiovisual que será utilizado em atividades didáticas.

O CPD da FSP é um dos primeiros a serem implantados na Universidade – o projeto é ambicioso, e prevê a instalação de mais 19 centros semelhantes em outras unidades. Quem coordena essa iniciativa é a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI).

As instalações
A área do CPD é de cerca de 90 metros quadrados. O local se divide em três ambientes distintos – estúdio, sala de videoconferência e sala de aprendizado eletrônico – sendo esta última é o ponto de mais destaque do centro. Na sala estarão as “lousas eletrônicas” – espaços em que os ministrantes das aulas poderão desenvolver seus temas e depois salvá-los nos formatos PPT ou PDF. Assim, quem estiver assistindo às aulas poderá obter o material para, posteriormente, dar andamento aos seus estudos.

Todas as salas são gerenciadas por meio da sala de controle, que conta com monitores, matrizes de vídeo e de som, gravadores de DVD para o registro dos eventos e demais recursos necessários para a administração do espaço.

Aplicações
A gama de atividades que podem ser realizadas no CPD é ampla. Suas instalações possibilitarão a realização de videoconferências, gravação de aulas para cursos de ensino a distância e transmissão de eventos em tempo real pela IPTV, a TV por internet da USP, entre outras.

Apesar de localizado na FSP, o CPD não será de uso restrito da unidade; a ideia é que ele sirva como material de trabalho para as outras instituições – Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas – que compõem o chamado “quadrilátero da saúde”.

Um professor poderá, por exemplo, relatar uma experiência, com interação de outros docentes, pesquisadores ou alunos em outros campi; ou seja, realizar uma aula cooperativa, interativa, com intervenção de alunos, em qualquer parte do mundo. Entretanto, o ensino à distância é apenas uma possibilidade deste processo. Os CPDs são voltados para a produção de vídeos, mas também para confecção de um acervo de materiais didáticos multimídia, lúdicos, bonitos, dinâmicos, e bem produzidos.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *