Cursos são variados, indo do recreacional à pós-graduação. Muitas instituições oferecem cursos gratuitos.

Você pode fazer faculdade, completar o ensino médio ou realizar um curso profissionalizante via internet. O EAD (Ensino à Distância) é uma realidade no país: são 750 mil deles apenas em cursos de graduação, de acordo com o MEC.

Uma das vantagens do EAD é que mesmo quem tem pouco tempo pode estudar para aprimorar conhecimentos e conseguir melhores oportunidades de emprego. Além disso, num curso à distância, a comunicação entre professor e aluno é feita via internet e correio, baixando os custos em até 70% em relação aos cursos feitos em sala de aula. Um curso de Administração de empresas, por exemplo, custa 220 reais e um presencial, 720.

Existem também cursos de EAD gratuitos. Como no caso dos Minicursos do Acessa SP, que são abertos a qualquer usuário. Basta se cadastrar no site para aprender, por exemplo, como fazer um bom currículo ou uma mini horta em casa e conhecer seus direitos de consumidor. Além disso, o programa oferece cursos de EAD exclusivos para o treinamento de seus monitores como parte do seu programa de Formação Continuada.

Empresas e universidades também oferecem cursos gratuitos como forma de capacitação.

Para uma lista de cursos EAD gratuitos de diversas instituições no estado, veja o post da monitora de Pirambóia, Madalena Carneiro no Fórum da Rede de Projetos do Acessa.