Unidade soma 8 mil atendimentos; cobertura do programa será ampliada em Marília

O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo paulista, vinculado à Secretaria de Gestão Púbica do Estado, acaba de completar um ano de serviços prestados à população de Palmital, município localizado na região de Marília. Neste intervalo, a unidade soma mais de 8 mil atendimentos realizados.

Com 6 computadores para usuários, o Acessa SP oferece o acesso gratuito à internet banda larga na cidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O posto funciona na Rua Joaquim Amâncio Ferreira, 600, bairro São José.

Para acessar livremente os terminais do programa, basta preencher um cadastro. O usuário pode acessar o computador durante 30 minutos. Ao término do tempo, caso não houver espera, é possível continuar navegando livremente. Do contrário, o cidadão recebe uma nova senha e aguarda a vez.

Presente em 41 municípios da região de Marília, o Acessa SP oferece 213 computadores que correspondem a 38,6 mil acessos por mês. Até dezembro, está prevista a instalação de unidades nos municípios de Campos Novos Paulista, Echaporã, Garça, Oscar Bressane, Ribeirão do Sul, e Borá.

Expansão do Acessa SP
A cobertura do programa de inclusão digital do Governo SP está sendo expandida e já atinge 70% do Estado de SP. São 510 postos distribuídos em 450 municípios, com cerca de 4 mil computadores e 958 monitores. Instituído em 2007, o Plano de Expansão do programa tem o objetivo de atender a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse.

“Vivemos na sociedade do conhecimento e sabemos o quanto é importante oferecer ao cidadão o fácil acesso ao computador com internet banda larga, para que possa fazer pesquisas escolares, trabalhar e se divertir. Desta forma, o Governo SP assumiu o compromisso de ampliar o atendimento do programa Acessa SP”, afirma o secretário Beraldo.

Perfil dos usuários
O uso dos computadores pela população de baixa renda nas unidades do Acessa SP cresceu entre 2007 e 2008. Em sua sexta edição, a Ponline, pesquisa elaborada para traçar o perfil do usuário do programa, mostra aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa.

A sondagem revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008.

Sobre o aproveitamento dos acessos, 64% concordam que se divertem muito pela Web. Para 58% dos entrevistados, a Internet deu a oportunidade de conhecer novos amigos. O conhecimento das ferramentas da rede mundial de computadores melhorou a vida pessoal de 49% e a financeira de 19% dos participantes. Outros 45% veem a Web como a principal fonte de informação; 44% têm mais facilidade de aprender pela rede; enquanto 24% cuidam melhor da sua saúde com as informações de sites.

Acessa SP
Vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Acessa SP chega à marca de 1,7 milhão de usuários cadastrados. Em oito anos, o programa de inclusão digital já realizou mais de 41 milhões de atendimentos.

Da Secretaria de Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *