Movimento internacional Outubro Rosa incentiva mulheres a se prevenirem contra a doença

O movimento internacional Outubro Rosa, que incentiva mulheres a se prevenirem contra o câncer de mana, destaca a nova lei que garante mamografias gratuitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para mulheres com mais de 40 anos, e não de 50, como era anteriormente. A doença é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o que mais mata mulheres brasileiras, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

A campanha está acontecendo em outubro, mês mundial contra o câncer de mama. Para chamar a atenção para a conscientização os organizadores iluminaram de rosa monumentos históricos públicos e privados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Blumenau, Florianópolis e Ouro Preto. O Cristo redentor foi iluminado em 5 de outubro.

Nesse ano, no Brasil destaca a lei aprovada em abril, que garante que mulheres com mais de 40 anos façam mamografias preventivas gratuitas pelo SUS. A lei anterior só dava direito ao exame às mulheres com mais de 50 anos, o que amplia o número de exames e diagnósticos preventivos.

Quando diagnosticada por princípio por meio da mamografia, a doença tem 95% de chance de cura, segundo a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama) (http://www.femama.org.br), responsável pela campanha do Brasil. Entre as mulheres de 36 a 60 anos, 31% nunca realizaram o exame preventivo e 14% desconhecem formas de identificar a doença, segundo uma pesquisa do Instituto DataFolha, que entrevistou mais de 1.800 mulheres em 17 capitais brasileiras.

Relação de postos do SUS:
http://www.saude.sp.gov.br/content/unidades_saude.mmp

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *