Aplicação anterior estava marcada para 6 de dezembro. Instituto contratará no ano que vem 200 mil recenseadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou nesta terça-feira (6) para o dia 13 de dezembro a data da prova para 33.012 vagas temporárias para o cargo de agente censitário. As vagas, em mais de 5,5 mil cidades, são para o Censo 2010. O salário varia de R$ 760 a R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais ( veja aqui o edital ).

A aplicação anterior dos exames estava marcada para 6 de dezembro, mesmo dia da nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que será aplicado também no dia 5. A prova do Enem iria ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi adiada na quinta (1º) após vazamento do exame.

De acordo com a Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, o Ministério da Educação (MEC) entrou em contato com a entidade solicitando a troca da data do concurso para viabilizar a aplicação do Enem. Um dos motivos seria a superlotação dos locais de prova, uma vez que o mesmo prédio poderá sediar provas de ambos os exames.

Inscrições
O IBGE também prorrogou até 18 de outubro as inscrições pela internet para o concurso. Para os que pretendem se inscrever nos postos de inscrição, o prazo final é 9 de outubro.

As vagas são para agente censitário municipal (6.722), agente censitário supervisor (23.900), agente censitário de informática (1.432), agente censitário administrativo (558) e agente censitário regional (400).

Estão reservados 5% das vagas para portadores de necessidades especiais.

O candidato deve ter ensino médio completo na contratação (janeiro e março de 2010). O agente censitário regional deve ter carteira nacional de habilitação.

O agente censitário regional terá salário de R$ 1.600, o agente censitário administrativo, de R$ 760, o agente censitário municipal, de R$ 1.150, e os agentes censitário supervisor e de informática, de R$ 900. Haverá ainda auxílio transporte e alimentação.

A previsão do trabalho é de até 12 meses para o agente censitário regional, 10 meses para o municipal, 10 meses para o de informática, 9 meses para o supervisor e 12 meses para o administrativo.

As inscrições devem ser feitas até as 23h59 de 18 de outubro, no site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 22 para agente censitário municipal, supervisor e de informática, de R$ 18 para agente censitário administrativo e de R$ 30 para agente censitário regional.

As provas serão no dia 6 de dezembro, das 13h às 17h. Os locais de prova serão divulgados no dia 23 de novembro.

O órgão informa ainda que no ano que vem serão abertas outras 200 mil vagas temporárias para o cargo de recenseador. Os contratos duram de seis a 12 meses.

Do Portal G1