Mostra reúne detalhes pessoais que permearam a trajetória literária da escritora

Nascida em Goiás no final do século XIX, Cora Coralina estudou apenas até a terceira série. Ao longo de sua vida, transitou entre várias atividades: comercializou flores, vendeu verduras e legumes, foi dona de pensão, doceira. No entanto, foi a habilidade com as palavras que tornou seu nome reconhecido.

Em comemoração aos 120 anos do nascimento da poeta, o Museu da Língua Portuguesa acaba de inaugurar uma exposição com particularidades interessantes sobre sua vida obra. A mostra “Cora Coralina – Coração Brasil” fica em cartaz até o dia 13 de dezembro e é fruto de uma parceria entre os Governos do Estado de São Paulo e de Goiás – terra natal da escritora.

Os visitantes poderão conferir manuscritos, livros, cartas, imagens, recortes de jornais e fotografias, que estão espalhados por todo o saguão do segundo andar do museu. O acervo exposto pertence à própria filha de Cora, Vicência Bretas Tahan, e ao Museu Casa de Cora Coralina, seu antigo endereço em Goiás. Entre os principais destaques, está o caderno onde Cora anexava fotos da sua cidade e escrevia um poema para cada uma delas.

Cora, coração
Cora Coralina é o pseudônimo escolhido por Ana Lins dos Guimarães Peixoto Breta, menina que aos 14 anos descobriu a paixão pelas palavras e deu início à sua trajetória literária. Cora vem de coração e Coralina, de vermelho.

Mãe de seis filhos, Cora ganhou reconhecimento nacional tardiamente, apenas aos 76 anos de idade. A valorização do seu trabalho se deu especialmente após Carlos Drummond de Andrade declarar publicamente que ela era a pessoa mais importante de Goiás. Cora faleceu em 1985, deixando um legado de mais de dez livros publicados.

SERVIÇO:
Quando: até 13/12, das 10h às 17h (na última terça-feira do mês, das 10h às 22h)

Onde: Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
(11) 3326-0775
Valor da entrada: R$ 6,00 (pagamento somente em dinheiro).
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade e idosos pagam meia-entrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *