Sistema começou a vigorar nesta terça, 13. Objetivo é acelerar o registro de ocorrências e aumentar o índice de esclarecimento de crimes

A partir desta terça-feira, 13, a Polícia Civil implanta um novo sistema de atendimento – à noite, nos finais de semana e feriados – em 25 delegacias das zonas norte e leste da Capital. O objetivo é acelerar o registro de ocorrências pela população e aumentar o índice de esclarecimento de crimes, entre outros benefícios. Das 25 delegacias, que integram a primeira fase do projeto, sete trabalharão com sistema de Pronto-Atendimento e 18 com sistema de Pré-Atendimento. O modelo será estendido, até fevereiro de 2010, aos 93 distritos policiais existentes na Capital – 30 deles trabalharão com Pronto-Atendimento e 63 com Pré-Atendimento.

Os 25 distritos policiais das zonas norte e leste – que integram a 4ª e 5ª Seccionais de Polícia – permanecerão abertos 24 horas por dia, entretanto, com modo de funcionamento alterado. A partir das 20 horas de cada dia útil, até as 8 horas do dia útil seguinte, e nos finais de semana e feriados, o atendimento nos distritos policiais será diferenciado: 18 distritos funcionarão como Pré-Atendimento e 7, como Pronto-Atendimento. Entretanto, o cidadão não precisa se preocupar em escolher um distrito policial para registrar a ocorrência. Ele deverá se dirigir ao DP mais próximo do local do fato ou de sua residência.

Esclareça as suas dúvidas:
No sistema de Pré-Atendimento, como será o registro do fato por analfabetos e portadores de deficiência visual?
As unidades de Pré-Atendimento contarão com dois policiais para orientar e auxiliar o cidadão a registrar a ocorrência nos computadores. No caso de pessoa analfabeta ou portadora de deficiência visual, o policial é quem fará o registro, seguindo o histórico relatado pela vítima. Em casos que demandem intervenção policial imediata, os policiais serão responsáveis pelo acionamento emergencial, para que a vítima seja conduzida ao distrito com Pronto-Atendimento.

A vítima foi a uma delegacia com Pré-Atendimento e o policial constatou que existe a necessidade de registro imediato de um boletim de ocorrência. Entretanto, ela não tem como se deslocar até a delegacia mais próxima, com sistema de Pronto-Atendimento. O que ela faz?
A Polícia Civil terá, à disposição do cidadão, uma viatura para fazer o transporte imediato da vítima que não possui condução, até a delegacia com Pronto-Atendimento, onde o caso será registrado pela equipe de plantão.

Como o cidadão saberá quais crimes poderão ser registrados no Pré-Atendimento e no Pronto-Atendimento?
O cidadão não precisa se preocupar em escolher o distrito policial para registrar a ocorrência. Ele deve se dirigir ao DP mais próximo do local do fato ou de sua residência. Na delegacia, a vítima receberá a orientação adequada sobre o procedimento, e poderá registrar o fato ali mesmo, pois as delegacias em sistema de Pronto-Atendimento terão à disposição do cidadão um computador para Pré-Atendimento.

Que tipos de crime o cidadão pode registrar no Pré-Atendimento?
Ao chegar no DP, o cidadão deverá se informar com o policial, sobre o procedimento a ser seguido. O policial analisará se o fato é de relevância. Casos de flagrantes e agressões, por exemplo, que demandam perícia policial, devem ser apresentados nas delegacias de Pronto-Atendimento. Isso porque a vítima necessitará de requisição de laudo pericial para fazer o exame de corpo de delito. Ao ser encaminhado para o Pronto-Atendimento, o cidadão seguirá a ordem de chegada na delegacia para registrar a ocorrência.

Após registrar o caso no sistema de Pré-Atendimento, como o cidadão saberá se sua queixa foi transformada em boletim de ocorrência?
Sempre que o cidadão utilizar o Pré-Atendimento na delegacia, receberá um protocolo. O fato relatado será analisado por uma equipe de policiais. Posteriormente, ao retornar na unidade policial – no período das 8 às 20 horas, para consultar o documento – utilizando o número do protocolo -, o cidadão saberá se sua reclamação foi transformada em boletim de ocorrência. Cada caso é tratado de forma individualizada e, portanto, a vítima poderá ser chamada para prestar mais esclarecimentos, para fazer reconhecimento fotográfico etc.

Como o boletim de ocorrência chegará ao cidadão?
Ao consultar o protocolo na unidade onde registrou o fato e descobrir que a reclamação foi transformada em boletim de ocorrência, aparecerá, na tela, o número do BO. Então, no período das 8 às 20h, a vítima poderá solicitar, na unidade policial, a cópia do boletim de ocorrência, fornecendo o número do documento (BO).

Com a reestruturação no atendimento nos distritos policiais, como ficam as equipes de Polícia Judiciária?
As equipes de Polícia Judiciária trabalharão das 8 às 20h, de segunda a sexta-feira, e serão compostas por um delegado, dois escrivães de polícia e quatro investigadores/agentes, que serão responsáveis pela investigação de crimes de autoria desconhecida e atendimento ao plantão diurno, nos dias úteis.

Além das delegacias com sistema de Pré-Atendimento e de Pronto-Atendimento, onde posso registrar uma ocorrência?
A Delegacia Eletrônica é o meio mais prático e rápido de registrar uma ocorrência. Pela internet, o cidadão pode registrar crimes como furto de veículos, furto ou perda de documentos, desaparecimento e encontro de pessoas, furto de placas de carro e de celulares. Se o cidadão não tiver um computador em casa ou no trabalho, pode registrar a ocorrência em Poupatempos, Infocentros e Telecentros. Para registrar boletim de ocorrência pela Delegacia Eletrônica basta acessar o site http://www.ssp.sp.gov.br/bo/

O cidadão pode acessar a Delegacia Eletrônica em uma delegacia que operará com sistema de Pré-Atendimento?
Sim, haverá um computador conectado, via intranet, à Delegacia Eletrônica. E quem não tiver computador em casa ou no trabalho também terá mais esta opção de registro de ocorrência nas delegacias que irão operar com sistema de Pré-Atendimento.

Quais são os resultados esperados pela Polícia Civil com a reestruturação no atendimento nos distritos policiais?
Entre os resultados esperados estão: melhorias no atendimento à população e na qualidade dos atos de Polícia Judiciária, maior número de prisões temporárias e preventivas, aumento no índice de esclarecimento de crimes, racionalização no empenho dos recursos humanos, maior vinculação dos policiais às unidades, maior controle na conduta do policial, entre outros.

Confira o atendimento das unidades

4ª Delegacia Seccional de Polícia – Zona Norte

Delegacias em sistema de Pronto-Atendimento
9º DP (Carandiru) – Rua dos Camarés nº 94
13º DP (Casa Verde) – Avenida Casa Verde nº 677
72º DP (Vila Penteado) – Rua Diógenes Campos Aires nº 185
73º DP (Jaçanã) – Avenida Paulo Lincoln Vale Pontini nº 744

Delegacias em sistema de Pré-Atendimento
19º DP (Vila Maria) – Rua Amambaí nº 1.181
20º DP (Água Fria) – Rua Zeferino nº 84
28º DP (Freguesia do Ó) – Avenida Itaberaba nº 731
38º DP (Vila Amália) – Avenida Parada Pinto nº 2.387
39º DP (Vila Gustavo) – Rua da Esperança nº 797
40º DP (Vila Santa Maria) – Avenida Deputado Emílio Carlos nº 1.251
45º DP (Vila Brasilândia) – Rua Joaquim Ferreira Rocha nº 403
74º DP (Jaraguá) – Avenida Elísio Teixeira Leite nº 7.461
90º DP (Parque Novo Mundo) – Alameda 1º Sargento Osmar Cortez Claro nº 52

5ª Delegacia Seccional de Polícia – Zona Leste

Delegacias em sistema de Pronto-Atendimento
10º DP (Penha) – Avenida Aricanduva nº 69
30º DP (Tatuapé) – Rua Antonio de Camargo nº 69
56º DP (Vila Alpina) – Rua Dra. Esmeralda Mendes Policene nº 264

Delegacias em sistema de Pré-Atendimento
18º DP (Alto da Mooca) – Rua Juventus nº 350
21º DP (Vila Matilde) – Avenida Marcondes de Brito nº 1.416
29º DP (Vila Diva) – Avenida Sapopemba nº 3.259
31º DP (Vila Carrão) – Avenida Conselheiro Carrão nº 2.580
42º DP (Parque São Lucas) – Avenida do Oratório nº 1.588
52º DP (Parque São Jorge) – Rua Dr. Coryntho Baldoíno Costa nº 400
57º DP (Parque da Mooca) – Rua do Oratório nº 2.220
58º DP (Vila Formosa) – Rua Antúrios nº 362
81º DP (Belém) – Avenida Celso Garcia nº 2.875

Do Portal do Governo do Estado

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