Recém inaugurada, a escola vai oferecer 1,2 mil vagas ao ano


O governador José Serra e o vice-governador Alberto Goldman estiveram presentes no evento de inauguração da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco na noite desta quarta-feira, 25. Serão oferecidos oito cursos: atuação, cenografia e figurino, dramaturgia, direção, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco.

A escola deverá oferecer 1,2 mil vagas ao ano. Duzentas delas para alunos regulares e as restantes serão destinadas a alunos de cursos de difusão cultural. As inscrições para o processo seletivo dos alunos regulares estarão abertas a partir desta quinta, 26, até o dia 4 de dezembro e devem ser feitas pessoalmente na sede provisória da escola. Há 25 vagas em cada um dos oito cursos. Os alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública e que têm renda individual de, no máximo, R$ 1.090,00, ganharão bolsa de estudo de R$ 545,00 mensais. Serão oferecidas 100 bolsas para o primeiro semestre de 2010. Os interessados devem manifestar seu interesse no ato da inscrição.

O governador José Serra disse que a escola é a concretização de uma idéia que nasceu em 2005, quando ele era ainda prefeito da capital. “É um projeto único. São Paulo ainda não tinha uma escola de teatro. Não é apenas uma escola de dramaturgia ou artística. Vai ter também infraestrutura, cenografia, sonoplastia, enfim, tudo aquilo que está ligado à produção da peça. Vamos formar muitos especialistas e gente capacitada. Vamos ampliar o mercado de trabalho. É um sonho realizado”, enfatizou.

Já o vice Goldman exaltou a importância de investimentos na área cultural na cidade durante seu discurso. “Todos veem aquilo que é a pujança de São Paulo: sua indústria, seu campo, suas universidades. Poucas vezes se percebe o salto que a cultura deu no Estado. Poucos veem os diversos empreendimentos culturais que estão em andamento”, reforçou.

A população poderá participar de palestras, debates e workshops produzidos pela instituição. Desta quinta, 26, ao dia 29 de novembro, estão previstos alguns eventos com os coordenadores da escola e convidados, entre eles o diretor de teatro Emílio Di Biasi e a atriz Denise Fraga. Na noite de inauguração, os convidados puderam conferir a exposição de projetos cenográficos “Espaços Teatrais: A Evolução da Arquitetura Cênica na História e sua Interação com o Som e a Luz”.

A programação completa da inauguração da SP Escola de Teatro pode ser conferida no site da SP Escola de Teatro.

Do Portal da Juventude

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *