A monitora Sueli Aquino Barbosa Da Silva, do Acessa de Flórida Paulista, nos enviou um texto sobre a história da cidade em comemoração ao aniversário local que foi no dia 25 de outubro. Confira!



Flórida Paulista com 13.000 habitantes pertence a micro região da Nova alta Paulista “Por volta de 1939 chegou até aqui acompanhando seu irmão José, para escolha do local onde seria feito um loteamento para o futuro patrimônio. Em 1940, foram feitas as primeiras derrubadas e iniciada a instalação de uma serraria destinada a desdobrar a madeira bruta. Após o levantamento local, feito pelo Engenheiro Albert Alduine, que notando a exuberância das terras que tinha em seu bojo, árvores de grande porte e também onde predominavam os ipês roxos e amarelos, primavera nativa e a peroba, que em certas épocas do ano davam um colorido especial às matas circundantes, procurou o seu irmão José Fróio, e pediu-lhe que devido às matas floridas, o novo patrimônio deveria ter o nome de “Flórida”, o que foi aceito.”

Diz ainda que: “naquela época a viagem de Marília até este local, tinha a demora de 16 a 20 horas, pois era necessário atravessar picadas abertas nas matas”. Após o término da serraria, foi construído um pequeno rancho para dar abrigo aos primeiros empregados. Entre 1940 e 1941 foram chegando outras famílias: Junqueira, Ywata, João Japonês, José Frasson, Antonio Teodoro, João Cardoso. As famílias de Francisco Dias das Neves, Izaltino da Silva, Pedro Costa, Pedro Evaristo Wenceslau e Francisco Liberalino também chegaram nessa época.

Diz o Sr. Pedro que a escolha do local foi feita pelo seu irmão José, locando o futuro loteamento em terrenos de meia-encosta, que eram de sua propriedade.

Conforme informações prestadas também pelo Sr. Geremia Crepaldi, as primeiras famílias que aqui chegaram, além das já citadas, foram: Morandi, Antonio da Silva Freitas, Joanin Viol, José Spote, Ângelo Salva, Ângelo Nardele, Olímpio Bronharo, Antonio Spila, Américo Costa, Benedito Paulista, Olímpio Barbosa, Adamo Cedroni, João Buonomo entre outros.

Igreja matriz
No início de 1942, foi criada a primeira escola primária com duas classes, sendo suas professoras: Georgina Maluly e Guiomar de Faria Tavares Spanghero, esta, esposa do Sr. José Spanghero que na época era comerciante e depois funcionário da Fazenda Estadual. O Grupo Escolar foi criado em 07 de dezembro de 1946, com anexação dessas escolas e com a denominação de Grupo Escolar de Aguapeí do Alto, mais tarde Grupo Escolar “Octaviano José Corrêa”. Foi o seu primeiro diretor o professor Carlos Sant’ana de Oliveira, nomeado em 12/01/1947. Era servente desse estabelecimento o Sr. Virgílio Garcia Neto.

Conta-nos o Sr. Pedro Fróio, que os primeiros médicos aqui radicados foram: Dr. Homero Mendonça e Dr. Henrique Soria. Depois vieram Dr. Hélio Chaves de Oliveira e Dr. Clóves Moraes Pacheco, este último, mais tarde foi nomeado médico do Posto de Saúde. Os primeiros farmacêuticos estabelecidos no município foram Virgílio Mendonça e Atílio Casadei. Mais tarde foi aberta uma farmácia no Bairro Santo André, de propriedade do Sr. Aguinaldo Chucre. O primeiro oficial de Cartório do Registro Civil foi o Sr. Luiz Pires de Moraes, na época já era Distrito de Paz, com a denominação de Aguapeí do alto, pertencendo ao município e comarca de Lucélia. Posteriormente o Sr. Laércio Martins de Freitas assumiu a direção desse Cartório.

A elevação do patrimônio de Flórida a Distrito de Paz se deu em 30 de novembro de 1944 pela Lei n° 14.334 e pela Lei 233, de 24 de dezembro de 1948, o distrito foi elevado à categoria de município, já com a denominação de Flórida Paulista, pertencendo ainda à comarca de Lucélia. Pela mesma Lei também foi criado o Distrito de Atlântida, e no ano de 1953, pela Lei n° 2.456, de 30 de dezembro, foi criado o Distrito do Indaiá do Aguapeí, cujo patrimônio foi fundado pelo Sr. Anézio Ferreira Martins.

Pela Lei Nº 1.940, de 3 de dezembro de 1952, o Município de Flórida Paulista passou a pertencer à Comarca de Pacaembu. Atualmente, está vinculado à Comarca de Adamantina e é formado pelos distritos de Flórida Paulista (sede), Atlântida e Indaiá do Aguapeí.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *