Funcionários capacitados para atender usuários com deficiência auditiva dão boas vindas aos cidadãos usando a Língua Brasileira de Sinais

Nesta quinta-feira, a abertura do Poupatempo, que acontece sempre às 8h, foi especial. Funcionários da Unidade deram as boas vindas aos cidadãos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada para comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. O objetivo é divulgar para a população população que o Posto de São José do Rio Preto, assim como todos as Unidades do Programa Poupatempo, está apto a realizar este tipo de atendimento, e serve ainda para auxiliar no treinamento prático dos funcionários da Unidade que estão sendo capacitados para a comunicação através da linguagem gestual. Amanhã, dia 6, o Posto vai repetir a abertura em Libras.

A deficiência auditiva, caracterizada pela incapacidade ou dificuldade permanente de ouvir, atinge mais de 5,7 milhões de brasileiros, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Somente no estado de São Paulo, são mais de 984 mil. Por isso, o atendimento em Libras é um direito garantido aos cidadãos usuários do Poupatempo São José do Rio Preto. Há pouco mais de 2 meses, uma equipe de 10 funcionários participa de um curso completo de capacitação na Linguagem Gestual.

A ideia surgiu da experiência compartilhada pela funcionária Vanessa Vieira, intérprete há 4 anos, que despertou o interesse dos demais colegas para aprender a “falar com as mãos”. “Estudar Libras é uma das formas de promover a igualdade. É compreender e ajudar o próximo, pois todos nós temos o direito à informação e de nos expressar”, diz.

Os funcionários Leandro Paulino, 28, e Jodiélito de Alencar, 21, fazem parte da equipe que decidiu seguir os passos da colega Vanessa. Ambos ressaltam a importância deste aprendizado para a vida dos deficientes auditivos.

“A satisfação de entender e ser entendido e o retorno grato de quem tem tanta carência são notados no brilho dos olhos”, destaca Jodiélito. “Com o conhecimento em Libras, é você quem vai ao mundo do deficiente, tentando compreendê-lo”, comenta Leandro.

Jacqueline Fontes, 24, nasceu surda, mas seus pais descobriram a deficiência apenas quando a menina completou 2 anos de idade. Começou a estudar Libras aos 16. “Até então meus pais só falavam comigo oralmente e eu só entendia uma ou outra palavra. Eu sempre ficava alienada e depois que aprendi [Libras” >, tudo fazia sentido”, relembra.

Jacqueline esteve no Poupatempo de São José do Rio Preto para renovar a sua Carteira de Motorista. Na ocasião, levou sua mãe (intérprete em Libras) para auxiliá-la na comunicação. “É muito importante que todos os lugares públicos tenham intérpretes porque o surdo não conhece o português, mas é capaz. O surdo só necessita desta ferramenta: os intérpretes”.

O curso
O curso de Libras foi iniciado em agosto de 2009 em uma escola especializada. Os funcionários participantes estão divididos em duas turmas e frequentam as aulas uma vez por semana. O treinamento tem duração de 18 meses e é ministrado por duas professoras: a ouvinte, que ensina as regras gramaticais e a deficiente auditiva, que ensina a linguagem coloquial.

O curso vai além da teoria. O Posto, que recebe uma média de 2 cidadãos surdos por dia, é o laboratório para que os alunos coloquem em prática o aprendizado.

“Hoje, com pouco mais de dois meses de curso, os atendentes já conseguem realizar o atendimento ao deficiente auditivo com tranquilidade”, explica a Coordenadora de Atendimento do Posto, Lívia Gutierrez.

Após a conclusão do curso, a ideia é fazer com que os funcionários capacitados se tornem multiplicadores em treinamentos básicos em Libras, a serem realizados no próprio Posto.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há 12 anos presta serviços de qualidade à população.

Da Secretaria de Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *