Meta é aumentar oferta de leite materno, que chega a cair 50% com a chegada do final do ano.

A Secretaria da Saúde convoca mães para serem doadoras voluntárias de leite humano. A iniciativa visa reduzir o impacto causado com a queda no número de doações, comum no final do ano. Os estoques baixam aproximadamente 50% no período de festas e férias. A campanha tem como objetivo evitar que isso aconteça, reforçando os estoques agora.

Para ser uma doadora é preciso estar amamentando exclusivamente o filho e ser saudável. As interessadas deverão entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência. Todas farão um pré-cadastro e passarão por uma avaliação médica na própria residência. Se estiver apta para se tornar uma doadora, o banco de leite passa a retirar as doações na casa da mulher.

Ao todo, existem mais de 50 centros especializados para coleta excedente de leite materno no Estado. A doação de leite humano, além de ajudar as crianças, beneficia também a própria doadora, que reduz o risco de câncer de mama e ovários, previne a osteoporose e volta ao peso mais rapidamente.

O leite materno doado é pasteurizado, submetido ao controle de qualidade e distribuído aos bebês impossibilitados de receber o leite do seio da mãe. Por conter as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, o desenvolvimento dos recém-nascidos ocorre mais rápido.

A lista com todos os bancos de leite do estado está no site www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=356.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *