Mostra Paulista de Bandas apresenta, em dois dias de shows em SP, os grupos selecionados

Nos dias 05 e 06 de dezembro, a Secretaria apresenta ao público os vencedores do Cena Musical Independente – II Mostra Paulista de Bandas. As 10 bandas selecionadas na edição deste ano realizam dois dias de shows no Memorial da América Latina, ao lado de outros grupos já consagrados da cena independente. Toda programação é gratuita.

Além dos espetáculos, a programação traz bate-papo entre as bandas selecionadas e convidados, também aberto ao público. O primeiro dia começa com o show do Macaco Bong, às 16h30, e termina com a apresentação do Instituto, em um tributo a Tim Maia, às 21h. No domingo, as apresentações começam às 14h30, com participação de Júpiter Maçã, e terminam com Ultraje a Rigor, às 21h. Cada show tem duração de 30 minutos. A mostra também exibe, das 15h às 19h30, no Espaço Vídeo do Memorial, uma série de filmes relacionados à música.

As dez bandas foram selecionadas entre 525 inscritos de 84 municípios. Entre eles estão Tulipa Ruiz, AlanDelon, Garotas Suecas, Milocovik, Juliana R., Pélico, Moxine, Culto ao Rim, Jalapeño e Rafael Castro & Os Monumentais. Cada banda vencedora recebe o prêmio de R$ 5 mil, além de ter uma música de sua autoria no CD coletânea da mostra, gravado ao vivo e distribuído gratuitamente para rádios, sites, TVs, bibliotecas e centros culturais.

O festival, cujo objetivo é apoiar, divulgar e identificar a música independente do Estado, teve a sua primeira edição em 2008, premiando artistas como Vênus Volts, E.M.I.C.I.D.A e Lucas Santtana e Seleção.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (5.12)

13h: Abertura Oficial seguida de bate-papo com convidados

14h30: Jalapeño
Une música e tecnologia e transita livremente por diversos gêneros. Tem Pedro Prado (bateria e programações), Paulo Kishimoto (guitarras e teclados) e Gustavo Mazon (baixo elétrico acústico e bass synth).

15h30: Juliana R.
Cantora, compositora e instrumentista sorocabana canta em português, inglês e espanhol, entrelaçando rock, pop, folk e psicodelia. Presente no circuito alternativo de São Paulo, no palco Juliana ganha a companhia de Demétrius Carvalho (contrabaixo acústico), Dustan Gallas (guitarra) e Felipe Maia (bateria).

16h30: Macaco Bong – Banda convidada da Mostra
Considerada uma das bandas mais interessantes da atualidade, o Macaco Bong, que nasceu em 2004, é formado por Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (bateria) e Ney Hugo (baixo). Produz rock instrumental com conteúdo musical. Teve o cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil, posteriormente lançado na Argentina pelo selo Scatter Records. Durante o show o trio mostra suas principais composições e prova que nem sempre letras são essenciais para um bom rock.

18h: Pélico
Robson Pélico tem como gênero o pop rock e passeia entre o moderno e o antigo para falar de amor. Têm na banda Jesus Sanchez, Régis Damasceno e Loco Sosa.

19h: Moxine
A santista, hoje paulistana, Mônica Agena (guitarrista da banda Natiruts, com quem gravou o álbum Nossa Missão 2005 e o DVD ao vivo Natiruts Reggae Power 2006), lidera o projeto Moxine, voltado ao rock, onde, além de tocar guitarra, compõe e solta a voz. Tem a companhia de Caju na bateria e Hagape Cakau no baixo.

20h: Rafael Castro & Os Monumentais
Rafael Castro, (guiatarra e voz) se une a Filipe Franco (baixista) e ao Wiliam Bueno (baterista), transformando-se em Rafael Castro & Os Monumentais, um power-trio que aposta na simplicidade elétrica e festeira do rock’n'roll. A banda vem de Lençóis Paulistas.

21h: Instituto – Banda convidada da Mostra
Voltado ao hip hop e fusões da música brasileira com eletrônica, o Instituto reúne um núcleo básico – formado pelo trio de produtores Rica Amabis, Tejo Damasceno e Daniel Ganja Man – e mais de 15 grupos e artistas solo. Nesse show, que é um tributo ao Tim Maia em sua fase Racional, 11 músicos e diferentes convidados transformam o período mais obscuro, religioso e psicodélico do músico em uma grande celebração.

22h: Encerramento

Domingo (6.12)

14h30: Culto ao Rim
Quarteto instrumental formado por Eric Ferreira (sax), Guilherme Granato (guitarra), Gabriel Maia (baixo) e Carlinhos Mazzoni (bateria). No repertório criativas composições, resultantes de uma constante pesquisa musical e da afinidade com estilos como jazz, rock, samba, tango e ritmos latinos.

15h30: Tulipa Ruiz
Santista da nova geração da MPB, atualmente cantam e escrevem as músicas do seu primeiro disco, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010. As músicas de Tulipa Ruiz podem ser doces ou divertidas. Sua voz está presente nos discos da cantora Tiê, de Thiago Pethit e das bandas Cérebro Eletrônico, DonaZica, Nhocuné e Garrafada (Dj Tudo).

16h30: Júpiter Maçã – Banda convidada da Mostra
Cantor, guitarrista e compositor, ex-integrante das bandas de rock gaúcho TNT e Os Cascavelletes, Flávio Basso começa sua incursão solo pelo folk, sob o pseudônimo de Woody Apple. Grava, em 1996, o seu primeiro álbum, o psicodélico A 7a Efervescência. Em 1999 grava o bossanovista Plastic Soda e passa a assinar como Júpiter Apple. Tem, nos anos seguintes, cultuados álbuns e em 2009, com uma nova formação de banda, com Thunderbird (baixo), Dustan Galas (guitarra), Astronauta Pinguim (piano e órgão) e Felipe Maia (bateria), lança o single Modern Kid. Durante o show, apresenta seus maiores sucessos.

18h: Garotas Suecas
A banda mistura psicodelia, garagem e soul e já conquistou o VMB de Aposta MTV em 2008. Nico (baterista), é responsável pelo contagiante pulso da banda e vocais. Ainda conta com Saldanha (guitarra e voz), o frenético Sesa (guitarra), Perdido (baixo), colorindo a banda Irina (teclados), e para completar, Tomaz, que assina boa parte das músicas.

19h: AlanDelon
Reúnem Gigi e Roy, (voz, guitarra, pianos, sintetizadores e samplers), Leandro Resende (bateria) e Mel Char (baixo). Produz um som que mistura indie, alternativo e pop, sem perder a característica da suas raízes independentes e simples.

20h: Milocovik
A banda tem Toni Pereira (vocais e guitarra), Cláudio Dantas (guitarra), Gustavo Gialuca (baixo) e Tonini (bateria). Fazem rock com influências de new wave, punk, motown e electro.

21h00: Ultraje a Rigor – Banda convidada da Mostra
O grupo, formado por Roger (vocal), Sérgio Serra (guitarra), Mingau (baixo) e Bacalhau (bateria), já está na estrada há mais de 20 anos e, continua com o ritmo acelerado, que sempre os diferenciou de sua geração, que tocava um rock um pouco mais meloso. Apresenta ao público os sucessos do Acústico MTV Ultraje à Rigor, com guitarras elétricas, privilegiando o bom e dançante rock ‘n’ roll.

22h: Encerramento

Serviço
Cena Musical Independente

Data: 05 e 06 de dezembro (sábado e domingo)
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo
Capacidade: 4 mil pessoas
Número de lugares para o bate-papo: 80 pessoas
Entrada: Grátis

Do Portal da Juventude

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *