Duas novas unidades do Acessa São Paulo entraram em funcionamento esta semana

Duas novas unidades do Acessa São Paulo entraram em funcionamento esta semana. Uma na Granja Viana e outra em Caucaia do Alto (veja endereços abaixo). O serviço, que disponibiliza acesso gratuito à internet para toda a população é uma parceria entre os governos municipal e estadual por intermédio das Secretarias de Trabalho e Emprego e Gestão Pública onde a prefeitura entra com o espaço físico e funcionários e o Estado com os computadores e toda a infraestrutura, inclusive capacitação dos monitores.

Cada posto tem 10 computadores e capacidade para fazer 3,2 mil acessos por mês. Na Granja Viana, a novidade ainda “não pegou”, talvez por desconhecimento do serviço que ainda não foi inaugurado oficialmente. A monitora Raquel Rodrigues Oliveira diz que está fazendo propaganda boca a boca, nos comércios da região e até na porta prédio. Segundo ela, desde que entrou em funcionamento apenas seis pessoas passaram por lá.

Como funciona
Para utilizar o serviço, antes de tudo é preciso fazer um cadastro, como acontece nas lan houses. Cada pessoa pode fi car 30 minutos. Caso não tenha fila, pode renovar o prazo. Além de acessar a internet, o usuário também pode imprimir documentos como currículo e atestados de antecedentes criminais. O limite é de três impressões por dia para cada usuário, tudo gratuito.

Segundo Raquel o público do Acessa São Paulo é formado sobretudo por jovens que aproveitam o espaço para acessar sites de relacionameto como o Orkut, jogos e também para procurar empregos. Pessoas da terceira idade também costumam freqüentar bastante o local. Mesmo quem não tem muita familiaridade com computadores ou internet pode utilizar o serviço, pois as duas monitoras, Raquel e Maricleide foram treinadas para dar todo o suporte que o usuário precisar.

O acessa São Paulo da Granja Viana fica na Avenida Eid Mansur, 793 – no Parque São George. A unidade Caucaia do Alto, está instalada na rua Gertrudes Maria de Camargo, nº 11, Centro. O horário de atendimento para ambas é de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.