Em depoimento, monitor Othon Medeiros, que também é enfermeiro, conta que auxiliou nos resgates

O monitor do Acessa SP de São Luiz do Paraitinga, Othon Medeiros, escreveu contando como foi o desastre causado pelas chuvas do início do ano na cidade. Othon, que também é instrutor de rafting e enfermeiro, auxiliou não só com a comunicação da cidade via posto do Acessa – que por alguns dias foi o único ponto de contato de São Luiz com o mundo – como também prestou socorro no resgate à população. Confira:

No dia 1º ia descer para comprar pão quando me reparei que as partes mais baixas da cidade estavam cheias de água. Nisso encontrei com um amigo meu do rafting e ele disse: “A galera do Rafting está ajudando a retirar as pessoas de suas casas”.

Voltei para casa correndo e ligando para amigos meus que tinham família nas partes que estavam sendo atingidas. Peguei meu equipamento de rafting em torno de umas 11 h e fui para onde pudesse encontrar algum bote para que eu pudesse ajudar. Encontrei um amigo meu chamado Helinho (instrutor), colocamos o bote na água e fomos ajudar.

Muitas pessoas estavam precisando de ajuda, algumas estavam em desespero e queriam que retirássemos as crianças e pessoas de mais idade e acabávamos é que retirando todos da casa avisando que o rio estava aumentando seu nível o tempo todo e estávamos indicando a todas as pessoas que se retirassem com a gente e logo. E assim foi por todo o resto do dia.

Na parte da tarde fizemos (turma do Rafting) um salvamento de um senhor acamado e de muita idade, onde se encontrava no segundo andar do sobradinho onde morava e a água não para de subir. Reunimos dois botes com duas equipes e fizemos a retirada desse senhor com macas e equipamentos de emergência, foi transportado até a ambulância atrás da igreja matriz. Como sou enfermeiro, fiz todo acompanhamento aferindo a pressão e o estado emocional dele. Levamos o senhor para casa de seus filhos em área segura. Isso já eram 19 h e nada do rio parar de subir. Inclusive o rio já tinha atingido as ruas da praça. Fui para casa por que a noite ficava complicado por falta de iluminação.

No outro dia às 8h, meu sogro me acorda dizendo que a água tinha chegada à rua de baixo da minha casa. E como onde moro é um lugar alto, fiquei preocupado. Porque se havia chegado ali o resto da cidade abaixo do nível de minha casa estava em baixo d’agua. Saí correndo para encontrar a equipe do rafting. Esse dia foi o pior. Presenciamos a queda da igreja matriz. Tristeza para todos.

Não tínhamos nem água e nem luz na cidade mais. As pessoas apavoradas pediam ajuda e mantimentos. Ficamos atravessando o rio levando pessoas e trazendo mantimentos. Na parte da tarde ajudei os bombeiros no transporte de mais mantimentos e medicamentos rio acima e abaixo em bairros afastados do centro. Fiquei nesse mesmo esquema por dois dias seguidos.

No outro dia o rio já tinha baixado bastante. E já era possível ver o estrago. Os casarões históricos e casas foram destruídos, ficando com vários problemas de estrutura.

No dia 8 de Janeiro recebemos uma estrutura de apoio maior com bombeiros, policia militar e exército.

Foi quando encontrei a Gestora do Acessa SP, Silvana e o Dias, Técnico da Prodesp. Deixei o que estava fazendo e me juntei a eles para implantar o posto do Acessa SP ao lado do Poupatempo Móvel.

Graças ao Acessa SP tivemos como nos comunicar com o mundo via Internet porque não tínhamos outros meios de falar com nossos parentes e amigos que assistiam pela TV todos os problemas que estávamos passando. Por algum tempo a única comunicação que tínhamos era o celular.

Com o posto do AcessaSP e o Poupatempo a população está conseguindo fazer documentos perdidos e acessar serviços online como: segundas vias de contas de água, luz e telefone, verificar email, contas de banco.

Agradeço a todos que estão trabalhando para que São Luiz do Paraitinga volte a ser a nossa linda cidade novamente.