O Cepam, por meio da Célula de Inovação do Município – Rede CIM e do projeto Cidade Democrática, participará da Campus Party 2010, a maior festa da Internet brasileira, que começa no dia 25 de janeiro. No evento, o Cepam e o governo do Estado de São Paulo mostrarão as novidades em ferramentas da Web 2.0 voltadas para os cidadãos.

A Célula de Inovação do Município – Rede CIM e o projeto Cidade Democrática, iniciativas do Cepam, têm presenças confirmadas na Campus Party 2010, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, entre os dias 25 e 31 de janeiro.

O governo do Estado de São Paulo, que sempre apoiou a festa, também estará presente com um pavilhão próprio, onde diversas secretarias e instituições públicas participarão, apresentando suas novidades e ferramentas desenvolvidas para fortalecer e melhorar os serviços aos cidadãos, com o uso intenso da Web 2.0.

A equipe da Rede CIM vai “se mudar” para a Campus Party e acompanhar as atividades dos campuseiros (participantes da Campus Party) e palestras, conferir as novidades e, ainda, transmitir entrevistas em vídeo, ao vivo, que serão feitas direto do estande do Cepam.

Além de estande próprio, o Cepam marcará presença com a palestra de seu presidente, Felipe Soutello, que falará no dia 27 de janeiro, às 20 horas, sobre “Governança 2.0: Como governos hierárquicos podem atuar em rede”.

Até o dia 31 de janeiro, serão 500 horas de oficinas, palestras e workshops abertos a todos que garantirem o seu passaporte rumo à maior festa da comunidade digital brasileira, e tudo isso 24 horas por dia, com grade diversificada de palestras, desafios e apresentações em quatro áreas: Ciência, Criatividade, Entretenimento Digital e Inovação.

Os destaques da programação ficam para o modding (modificações de computadores, softwares e hardwares) e as oficinas de blog, design, fotografia, música, vídeo, games, simulação, desenvolvimento e software livre. Saiba tudo sobre a Campus Party acessando: www.campus-party.com.br.

O que é a Rede CIM

A Célula de Inovação do Município – Rede CIM (www.redecim.com.br) é uma iniciativa do Cepam para incentivar a inclusão da gestão municipal na Web 2.0.

“É uma tentativa de levar aos municípios a importância desse movimento novo que a Internet e a Web 2.0 estão proporcionando, de permitir que os cidadãos interajam diretamente com as cidades. Uma relação direta, sem hierarquia, de respeito, para que as pessoas se manifestem sobre temas de interesse e proponham soluções”, explica o presidente do Cepam, Felipe Soutello.

Por meio da Rede CIM, municípios, gestores públicos, cidadãos, entidades locais, grupos e qualquer pessoa que se interesse por temas relacionados à Administração Municipal podem trocar ideias, articular ações, promover encontros e debater políticas públicas, apenas para citar algumas das possibilidades do uso da ferramenta de relacionamento em rede.

Cidade Democrática

Outra ferramenta interativa, recém lançada pelo Cepam, é o projeto Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.com.br). Fruto da parceria entre o Cepam e o Instituto Seva, já tem municípios e cidadãos trocando ideias na Internet.

O site do Cidade Democrática funciona de forma colaborativa e reúne cidades, pessoas e entidades de todo o País, que vão debater e refletir sobre temas públicos, apontar soluções e dar sugestões para seu aprimoramento constante.

“Diferentemente da Rede CIM”, explica Felipe Soutello, “é uma iniciativa de ter um ambiente para a discussão entre o cidadão e a prefeitura. O Cidade Democrática possui uma dinâmica de atendimento. São as pessoas pressionando a administração pelo buraco da rua, pelo lixo na calçada, por questões do dia a dia.”

Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma Fundação ligada à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, que apoia os municípios em projetos para a gestão e a construção de políticas públicas.

Assessoria de Imprensa – icepam@sp.gov.br

11 3811-0310 / 0323 / 0404

Palestras / Conferências:

Felipe Soutello, presidente do Cepam: quarta-feira, 27/1, 20h – “Governança 2.0: Como governos hierárquicos podem atuar em rede”

Rodrigo Mesquita, Instituto Peabirus / Equipe CIM: quinta-feira, 28/1, 15h15 – “O Fenômeno das Lan houses no Brasil”

Campus Party Brasil
3ª Edição
De 25 a 31/1/2010
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
São Paulo – SP

Horários
Abertura para visitantes: De 26/1/2010 a 30/1/2010, das 10 às 21 horas, e no dia 31/1/2010, das 10 às 17 horas (somente para a Área Expo)
Abertura para campuseiros: a partir das 12 horas do dia 25/1/2010

A visitação à área Expo é gratuita e não está vinculada à entrada na área Campuseiros.

Pelo site www.campus-party.com.br
Preço do Ingresso: R$ 140,00
Camping (opcional): R$ 15,00
Pacote Alimentação (opcional): R$ 165,00. Inclui os serviços de alimentação durante os sete dias do evento (comida, bebida e sobremesa). O serviço inicia-se no dia 25/1/2010 com um jantar, a partir das 19 horas, e termina com um almoço no dia 31/1/2010, a partir das 12 horas.