Sabesp e quartéis da PM recolhem doações para região castigada pela chuva no fim do ano

A televisão e o rádio não falam outra coisa a não ser a destruição causada pelas chuvas nos últimos dias do ano, afinal, milhares de pessoas estão desabrigadas e precisando de todo o tipo de ajuda.

Aqui no Estado de São Paulo, a região mais afetada foi o município de São Luiz do Paraitinga, que fica há 182 km da capital, que tem aproximadamente quatro mil pessoas desabrigadas. A chuva também atingiu todo o comércio e cerca de 500 casas do Centro Histórico.

A hora agora é de reconstrução e é possível fazer sua parte doando alimentos perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Existem duas formas de fazer com que suas doações cheguem até o local.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está arrecadando doações até a próxima sexta-feira (08/01). Em todo o Estado de São Paulo, os quartéis da Polícia Militar também estão realizando este trabalho, e as contribuições serão levadas posteriormente à região afetada.

Dentro dos alimentos perecíveis, podem ser doados arroz, feijão, farinha, leite em pó, macarrão e óleo. Os produtos para higiene pessoal incluem pasta de dente e papel higiênico, e, os produtos de limpeza podem ser detergente, sabão em pó e sabão em pedra.

Histórico

No final do mês de dezembro de 2009, chuvas fortes passaram a atingir o Vale do Paraíba. O grande volume de água gerou uma série de problemas em 18 cidades, incluindo o Litoral Norte, a Serra da Mantiqueira e a Região Bragantina.

Os desabrigados de São Luiz do Paraitinga, cerca de 400 famílias, estão sendo acolhidos em igrejas, casas de voluntários e pousadas da região. O Rio Paraitinga ficou dez metros acima do nível normal, alagando 50% da cidade. Com isso, a cidade deve perder 80% de área histórica.

No momento, não há mais mais áreas alagadas na cidade. A população está recebendo cuidados médicos, água potável e cestas básicas. No local estão mais de 300 profissionais, enviados pelo Governo de São Paulo, e o trabalho envolve agentes de saúde, bombeiros, policiais militares e geólogos. Também atuam aproximadamente mil voluntários.

Saiba como fazer sua doação

Você pode levar doações em qualquer quartel da Polícia Militar, em todo o Estado de São Paulo. No site da PM, você pode consultar o quartel mais próximo de sua casa. Além disso, a Sabesp está recolhendo donativos até a próxima sexta-feira nos seguintes endereços:

Capital:

Complexo Costa Carvalho – R. Costa Carvalho, 300

Ponte Pequena – Av. do Estado, 561

Interior:

Todas as Unidades de Negócio da Sabesp receberão donativos.

Do Portal da Juventude