Principais aspectos que dão cara à juventude brasileira são mapeados e reunidos em publicação

Estudos, trabalho, violência, gravidez, cultura, segurança. Estas e outras questões que dão forma à juventude brasileira e impactam sua constituição estão no livro “Juventude e Políticas Sociais no Brasil”, lançado hoje em Brasília. O livro está disponível em PDF na Internet.

A publicação reúne estudos feitos pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e oferece uma visão ampliada da juventude brasileira e das políticas sociais voltadas à faixa etária entre 15 a 29 anos – representada por 50 milhões de brasileiros e brasileiras, ou ainda, 26% da população.

O lançamento contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, e da Doutora Leila Chalub Martins, que é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e coordenadora do Observatório da Juventude do Distrito Federal e Entorno da UnB.

O presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Jorge Abrahão de Castro, concederam coletiva de imprensa e destacaram os aspectos mais relevantes da publicação. De acordo com Marcio Pochmann, a publicação “dá ao leitor e ao gestor público uma visão holística do jovem no Brasil. Além disso, oferece oportunidades de construir, do ponto de vista etário, perspectivas muito melhores.”

Ele reforçou ainda que a temática da juventude vem conquistando avanços nos últimos anos: “O Brasil chegou um pouco tarde no tema juventude. Ainda há muito que fazer, mas não há dúvidas que hoje existem oportunidades melhores do que um dia os jovens tiveram.”

Beto Cury apontou os avanços como a criação da própria Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude. “É evidente que temos um caminho muito longo pela frente e os desafios colocados no livro servirão como referência”, concluiu.

Os resultados apresentados no livro “Juventude e Políticas Sociais no Brasil” serão melhor explorados aqui no nosso Portal em matérias futuras, devido a importância deste conteúdo. No entanto, para os que tiverem interesse, é possível fazer o download do livro na íntegra.

Do Portal da JuventudeSP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *