Comércio foi o setor que mais contratou e respondeu por 33.362 vagas

O saldo de novas vagas formais de trabalho criadas no Estado de São Paulo ficou estável em novembro de 2009, na comparação com outubro. Aumentou a participação de jovens, de trabalhadores com ensino médio completo e incompleto e de mulheres no mercado de trabalho paulista. Essas são as principais constatações do Boletim do Observatório do Emprego e do Trabalho, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

A sustentação do emprego se deve às contratações sazonais no comércio. O setor foi o que mais empregou, respondendo por 33.362 vagas, ante 20.611 em outubro. O Observatório do Emprego analisa mensalmente o mercado de trabalho no Estado, suas regiões e municípios. Das vagas criadas em novembro, 68,6% foram ocupadas por jovens de até 24 anos, ante 61,7% em outubro. Aumentou também a participação dos trabalhadores com ensino médio completo (82,9%, ante 70,7% em outubro) e incompleto (10,3%, contra 8,9% no mês anterior) e das mulheres, que preencheram 56,2% das novas vagas (ante 45,2% em outubro).

Além do comércio, outros setores de destaque na geração de emprego foram atividades administrativas e serviços complementares (mais 12.880 vagas) e indústria de transformação (mais 9.331). O saldo de postos formais de trabalho em novembro ficou positivo em 69.667 vagas, ante 69.146 em outubro. Em novembro de 2008, havia ficado negativo em 20.884 vagas, em consequência da crise econômica.

Serviço
Íntegra do Boletim Mensal de novembro pode ser lida no site www.emprego.sp.gov.br/downloads/observatorio/Boletim_200911.pdf

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *