Transações bancárias via Internet banking facilitam muito a vida dos usuários. Mas também é um dos maiores focos dos golpistas na Web. Porém, isso não quer dizer que você não possa usar esse tipo de serviço. Basta tomar alguns cuidados para efetuar suas transações com segurança e evitar perder tempo nas filas das agências bancárias.


Para começar, um bom antivírus atualizado, para detectar possíveis trojans ou softwares mal-intencionados no seu computador, além de sempre manter seu sistema operacional em dia com os patches de segurança. Depois, não abrir e-mails vindos de pessoas desconhecidas, sejam supostos alertas do banco ou promessas para ver fotos de momentos íntimos de celebridades. O mesmo alerta vale para redes sociais, como Orkut, e mensageiros instantâneos, como o MSN.

Confira algumas dicas para usar seu banco na Internet com segurança:

* Acesse sua conta somente de computadores seguros. No caso do Acessa SP, essa segurança é garantida pelo software instalado na máquina. Se você tiver dúvida consulte o monitor do posto.
* Não abra emails que se dizem vindos de bancos. Geralmente, eles só mandam email quando solicitados pelo cliente.
* Evite fazer transações bancárias de computadores de Lan Houses.
* Desconfie de supostos avisos eviados por emails que dizem que você deve para o banco. Geralmente eles são falsos. Bancos não fazem cobranças por email.
* Em caso de dúvidas e desconfianças, entre em contato com o atendimento do seu banco.
* Se informe sobre as regras de uso do Internet banking junto a sua agência. Eles devem te orientar quanto à segurança dessa ferramenta.
* Não forneça os dados da sua conta por email ou comunicadores instantâneos como MSN, Gtalk ou Skype.
* Fique atento se o banco oferece certificado de segurança. Para isso, olhe na barra de endereços e veja se o endereço começa com HTTPS e confira se tem um pequeno cadeado no canto direito da barra de status.
* Se você desconfiar que caiu em algum golpe, entre em contato com o seu banco imediatamente e relate o que aconteceu.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *