Quando tinha sete anos de idade, Pedro Donizete Elias, usuário do posto de Espírito Santo do Pinhal, teve uma doença chamada Encefalite (inflamação no cérebro), que acarretou uma paralisia em todo o lado esquerdo do corpo. Somente vinte anos após este acontecimento, ele teve o seu primeiro contato com o computador, quando uma máquina foi comprada na sua casa. Desde então, a Internet se tornou a sua maior fonte de informação.

Quando o posto do Acessa SP foi aberto em Espírito Santo do Pinhal, em setembro de 2008, ele foi um dos primeiros usuários a serem cadastrados, logo no dia da inauguração. Hoje, aos 39 anos de idade, ele é um usuário assíduo e visita o posto com frequência. Segundo ele, entrar na era da Internet mudou muitas coisas na sua vida, como o acesso a sites de direitos de deficientes, notícias, ao uso do e-mail e à informação de um modo geral: “Foi muito bom, fui aprendendo a utilizar sozinho o computador, tanto que não cheguei a fazer cursos para isso”, orgulha-se.

Também foi por meio da grande rede que ele conheceu o Portal da Mara Gabrilli (www.maragabrilli.com.br) vereadora na Câmara de São Paulo considerada referência na luta pelos direitos dos portadores de necessidades especiais. Engajado e sedento por conhecimento, ele também usa a Internet para se cadastrar em diversos eventos relacionados ao tema: “O último evento que participei foi o ‘Lei de Cotas – Resgatando o Passado, Trabalhando o Presente e Construindo o Futuro’, no dia 26 de agosto, em São Paulo. Sempre frequento eventos e no dia 03 de dezembro acontecerá a exposição do Memorial da Pessoa com Deficiência, onde espero estar presente.”

O acesso à informação rendeu à Pedro muitos direitos, segundo ele, graças à ampliação do entendimento sobre as leis dedicadas a este público: “Conquistei o ‘Passe Livre Interestadual’ que me possibilita viajar para qualquer estado do Brasil sem pagar a passagem de ônibus. Já fui até para o Rio de Janeiro, em Copacabana, em 2003. Até a renovação da carteirinha do Passe Livre foi realizada através do Posto do Acessa SP Espírito Santo do Pinhal”, finaliza.