Programa atende a 480 municípios com 544 postos; cobertura no Estado de SP vai chegar a mais de 80% no primeiro semestre

O secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, às 17h, no Distrito de Igaraí, em Mococa, a segunda unidade no município do programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP. Com a nova unidade, o Acessa SP atinge a marca de 200 postos entregues à população desde o início de 2007, quando foi lançado o Plano de Expansão do programa.

A meta do Plano de Expansão é atender até o final de 2010 a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse em ter um posto. Entre 2009 e o início deste ano, o governo paulista celebrou 103 novos convênios com municípios. Ainda no primeiro semestre, o Acessa SP vai passar a cobrir mais de 80% do Estado. Serão 615 postos instalados em 544 municípios. Atualmente, a cobertura é de 75% – são 544 postos distribuídos em 480 municípios.

“O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento e de relacionamento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Acessa SP em Mococa

Estimada em 70 mil habitantes, a população de Mococa passa a contar com 16 computadores do programa, com capacidade para realizar 5 mil atendimentos por mês. O Acessa SP do Distrito de Igaraí dispõe de 10 computadores com acesso gratuito à internet banda larga e vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Criciúma, s/n°.

Mococa conta há sete anos com o programa Acessa SP. O primeiro posto do município fica na Praça Major José Pedro, nº 143, Centro, e oferece seis computadores para uso dos moradores.

A região administrativa de Campinas possui 74 salas de acesso gratuito à internet banda larga, distribuídas em 67 municípios. São 515 computadores que prestam 125 mil atendimentos por mês. O Plano de Expansão do Acessa SP aumentou em 53% a cobertura na região – desde 2007, o programa passou a atender mais 35 municípios.

Perfil dos usuários

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, realizada em 2008, foram entrevistados 8.268 cidadãos. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

A sondagem também revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostra que 80% dos usuários têm até 29 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008. Houve ligeiro aumento no público com idade entre 20 e 24 anos, de 15% para 16%, na comparação.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 43 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Serviço:
Acessa SP no Distrito de Igaraí, em Mococa